BUSCAR
BUSCAR
Encontro
Em churrasco com embaixadores, Bolsonaro celebra acordo no Oriente Médio
Presidente deixou o Alvorada para almoçar com representantes no Brasil dos Estados Unidos, Israel, Emirados Árabes e Bahrein
Metrópoles
04/10/2020 | 16:40

O presidente Jair Bolsonaro chegou na tarde deste domingo 4 à casa do deputado Eduardo Bolsonaro, seu filho, para participar de um churrasco oferecido em comemoração ao acordo entre Israel e Emirados Árabes Unidos e Bahrein. Intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esse acordo foi anunciado pelos países em 13 de agosto e assinado em 15 de setembro.

Para o churrasco informal em Brasília foram convidados os representantes das embaixadas dos Estados Unidos, Todd Chapaman; de Israel, Yossi Shelley; dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi; e do Bahrein, Bader Al-Hulaiabi.

Também estiveram presente o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o chefe da assessoria estratégica da Presidência, Almirante Rocha. Bolsonaro chegou por volta das 13h à casa de Eduardo, que fica no Jardim Botânico.

Antes de deixar a residência oficial, Bolsonaro, sem máscara, parou para conversar e tirar fotos com alguns apoiadores que o aguardavam na portaria da residência oficial.

Acordo

Na época do anúncio, o ministro Ernesto Araújo defendeu, em audiência no Senado a proposta de paz feita por Trump para Israel e Palestina. Em audiência na Comissão de Relações Exteriores (CRE) ele reforçou o apoio brasileiro à sugestão para tentar resolver o conflito na região do Oriente Médio.

Para Araújo, o acordo garante a aspiração palestina a um estado próprio, as demandas israelenses e “viabiliza a normalização das relações de todos os países da região com Israel”, bem como garantiria a liberdade religiosa no local.

O ministro também rebateu críticas ao acordo. Na sua opinião, são fruto de uma “perspectiva dogmática apenas”. “É uma repetição de posições anteriores que até hoje não levaram a nada. Pode-se dizer que é uma proposta pragmática, que tenta ver a situação por ângulos diferentes”, sustentou.

Ao final do encontro o embaixador de Israel, Yossi Shelley, agradeceu ao presidente e ao ministro Ernesto Araújo pelo convite. “Foi excelente, consolidou essa nova etapa que está nascendo”, disse ao Metrópoles.

Ao retornar ao Alvorada, Bolsonaro ainda aproveitou para dar umas voltas de moto pelo jardim da residência oficial.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.