BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Em ato do Republicanos, Álvaro Dias posa com Paulinho Freire e alfineta gestão de Carlos Eduardo; leia opinião do AGORA RN
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 27
Redação
27/02/2024 | 07:49

O evento do Republicanos realizado no último domingo em Natal reuniu mais de 6 mil pessoas, segundo a direção do partido. O evento foi organizado pelo prefeito de Natal e presidente estadual do partido, Álvaro Dias, e contou com a participação do líder da legenda na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), e a presença de lideranças políticas de todas as regiões do Estado.

Vereadores como Kleber Fernandes e Geovane Peixoto só não aproveitaram o evento para se filiar porque aguardam a abertura da janela partidária. Mas nomes como os secretários Irapoã Nóbrega e Thiago Mesquita se filiaram à sigla durante o evento. Destaque também para a presença do deputado federal e pré-candidato a prefeito Paulinho Freire (União Brasil).

Empolgado com o evento, Álvaro Dias fez uma crítica indireta ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), seu antecessor. Diante da multidão, o prefeito criticou gestões anteriores que “não tiveram coragem de mudar o Plano Diretor”.

Carlos já foi muito criticado por isso. Em 2002, o então prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, pai de Carlos, conseguiu se aproveitar da defasagem do Plano Diretor de Natal e impulsionou a cidade vizinha com crescimento imobiliário. Álvaro alfinetou que Natal ficou em situação de atraso até sua gestão, quando o Plano Diretor foi “modernizado”.

Elo

O ex-deputado Henrique Alves, hoje no PSB de Rafael Motta, continua articulando o apoio do prefeito Álvaro Dias para o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. No fim de semana, Henrique não foi ao evento do Republicanos. Mas, no Sesc do Centro de Natal, durante solenidade de posse de acadêmicos da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, formou mesa com Álvaro. O ex-ministro ainda não jogou a toalha.

Novos nomes

Quem acompanhou a turma dos comissionados da Prefeitura do Natal no evento do Republicanos notou dois nomes de peso para concorrer à Câmara Municipal este ano. São eles: Irapoã Nóbrega, que deve deixar até o fim de março o cargo de secretário de Serviços Urbanos, e Daniel Rendal, diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação. Este último levou uma turma grande e causou ciúmes em vereadores que irão concorrer à reeleição pelo Republicanos.

Bolsonarismo

O senador Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, embarcou para São Paulo ainda na madrugada do domingo. Antes de ir à Avenida Paulista, almoçou no Palácio dos Bandeirantes com o ex-presidente Jair Bolsonaro e os governadores Tarcísio Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Jorginho Mello (SC). Rogério fez questão de registrar o momento.

Raiz

Os deputados bolsonaristas raízes do nosso Estado, Sargento Gonçalves, General Girão e Coronel Azevedo, ambos do PL, chegaram cedo à Avenida Paulista para apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Tive o privilégio de encontrar verdadeiros combatentes do Brasil”, comentou Lagartão, um dos mais entusiastas do evento.

Almoço

Antes de ir para o evento no Versailles Recepções, em Cidade Jardim, o prefeito Álvaro Dias e a sua preferida Joanna Guerra, que é dirigente do Republicanos na capital, receberam o deputado paraibano Hugo Motta para um almoço. O local foi no restaurante Buongustaio. Alguns vereadores da capital também foram convidados. Vitor Hugo, que é filho de Abraão Lincoln, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), chegou depois.

Holofotes

Quem observou o evento do Republicanos notou que apenas Joanna Guerra teve direito ao microfone. Os outros pré-candidatos a prefeito, Rafael Motta (PSB) e Paulinho Freire (União Brasil), apenas foram anunciados pelo locutor. Afoito para ter o apoio de Álvaro, Paulinho publicou várias fotos do evento em seu Instagram. Mas, até o fechamento da coluna, o prefeito de Natal não tinha compartilhado nenhuma nos Stories, como fez com Joanna e Rafael.

Esforço

Apesar de dizer que foi convidado pelo prefeito de Natal e o líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Paulinho freire teve dois aliados fortes na articulação de levá-lo ao evento: o presidente da Câmara, Ériko Jácome, e o líder do prefeito na Casa, Hermes Câmara. Tanto que vereadores do PSDB acompanharam a comitiva, como Klaus Araújo e Aldo Clemente.

PSDB de Parnamirim se fortalece para as eleições municipais em outubro
Presidente da Câmara destaca unidade e estratégias para chapa de pré-candidatos
13/04/2024 às 17:13
‘Só por teimosia, Padilha vai ficar muito tempo’, diz Lula em reação a ataques de Arthur Lira
Presidente da República comparou trabalho do ministro das Relações Institucionais ao de um casamento
13/04/2024 às 08:00
Pesquisa Exatus “sinaliza mudança”, diz Nilda; Salatiel enfatiza “competitividade”
Ex-vereadora tem quase 30% na pesquisa e viu comunicador se aproximar após receber apoio do prefeito Rosano Taveira
13/04/2024 às 07:54
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.