BUSCAR
BUSCAR
Conquistas
Em 2019, potiguares foram destaque na música, esporte e TV
Agora RN reuniu quatro dos principais nomes que marcaram o ano passado para saber o que eles esperam de 2020
Bruno Vital
02/01/2020 | 11:31

O ano de 2019 reservou muitas emoções aos potiguares. Conquistas na cultura, economia, comunicação e esportes colocaram o Rio Grande do Norte no centro das atenções do Brasil e do mundo. O Agora RN reuniu quatro dos principais nomes que marcaram o ano passado para repercutir seus feitos e saber o que eles esperam para 2020.

Cultura

Júnior Groovador. Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução

“Vamos vencer na vida!”. Foi com esse espírito que o baixista Júnior Groovador saiu da Zona Norte de Natal rumo ao palco Mundo do Rock in Rio, onde colocou 70 mil pessoas para dançar com uma versão “groovada” de Smells Like Teen Spirit, da banda norte-americana Nirvana. Fã de automobilismo, Júnior imitou o gesto famoso do ídolo Ayrton Senna ao erguer a bandeira do Rio Grande do Norte em um dos maiores festivais do mundo.

“Foi um ano grandioso. Eu trabalhava como vigilante e as portas das músicas estavam todas fechadas para mim. O que aconteceu comigo é uma prova de que não temos que desistir dos nossos sonhos. Eu sonhava com isso desde a minha adolescência, quando pedi para meu pai colocar uma antena em casa porque eu queria assistir ao Rock in Rio”, conta o baixista, que começou a tocar em igrejas e dividiu palco com a banda Tenacious D em 2019.

Para 2020, Júnior Groovador espera ganhar ainda mais o reconhecimento dos conterrâneos. “Eu tava com receio de subir no palco por causa do episódio do Carlinhos Brown [em 2001, o músico baiano foi agredido com garrafadas] porque essa mistura do rock com forró é muito criticada aqui no RN. Mas todo mundo gostou e eu quero sentir isso na minha terra. Fazer música por aqui é muito difícil”, pontuou o músico.

Esporte

Italo Ferreira - Campeão de Mundial de Surf . Foto: José Aldenir/Agora RN
Foto: José Aldenir/Agora RN

Saiu de Baía Formosa, no litoral sul potiguar, o maior feito do esporte do Rio Grande do Norte em 2019. Isso porque o surfista Ítalo Ferreira, nascido e criado na região, conquistou o título do Circuito Mundial de Surfe, no Havaí, pela primeira vez. Além de colocar sua cidade-natal no mapa do mundo, Ítalo se tornou o primeiro nordestino a vencer o título máximo do esporte. De quebra, representará o Brasil em Tóquio, na estreia da modalidade nas Olimpíadas, que acontecem a partir de julho deste ano.

“Alcancei o meu maior sonho, que era ser campeão do mundo. Em 2018, já tinha alcançado alguns resultados importantes, quando venci etapas do Mundial, mas 2019 foi um ano incrível. Fico muito feliz em representar minha cidade, Baía Formosa. É um dos lugares que mais amo. É o lugar onde cresci e aprendi muita coisa e que eu levo comigo para onde eu for”, lembra Ítalo.

O garoto que pegou as primeiras ondas em cima de uma tampa de isopor aos oito anos e ganhou o mundo aos 25 quer mais: o ouro olímpico. “Dei um grande salto e agora tenho esse objetivo maior. Acho que vai ser algo gigantesco para o surfe. É muito gratificante estar num campeonato em que eu vou ter a oportunidade de mostrar o meu esporte para outro público. E é claro que, em 2020, também vou buscar defender o título do mundo porque agora Deus me mostrou o caminho e eu posso bater de frente com qualquer um”, diz.

Comunicação

Lídia Pace. Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução

Em 2019, a participação da jornalista natalense Lídia Pace no telejornal mais tradicional do País também foi motivo de orgulho para os potiguares. Ela fez parte das celebrações do cinquentenário do Jornal Nacional, da Rede Globo, e foi a escolhida para representar o Rio Grande do Norte na bancada do noticiário. Lídia é apresentadora e editora-executiva do telejornal noturno da Inter TV Cabugi, no RN. Ela acumula passagens pela TVU e pela TV Ponta Negra.

A potiguar destaca que viveu o maior desafio da carreira em 2019. “Eu ali era o RN. Precisava fazer direito e cumprir bem a missão que recebi. Uma responsabilidade gigante, uma sensação indescritível. Mas pedi a Deus tranquilidade para desempenhar a função da forma mais natural possível, como se estivesse falando para os potiguares. E fui atendida”, ressalta Lídia, que teve de enfrentar a timidez no começo da carreira para encarar as câmeras.

O talento da jornalista potiguar vai render novas aparições na bancada do Jornal Nacional em 2020. “Crescimento é a palavra que define essa oportunidade única e espero poder cumpri-la novamente da melhor maneira possível neste ano. A experiência foi um presente que eu jamais esperava ganhar. Ela me fez acreditar ainda mais na realizações de sonhos por mais difíceis que possam parecer. Em 21 de março e 25 de julho, tem mais RN no JN”, destaca.

Economia

Foto: José Aldenir/Agora RN

O ano que ficou para trás também colocou o RN em evidência no mundo das exportações. Ao todo em 2019, 200 mil toneladas de melão e melancia foram mandadas para a Europa, sobretudo para Inglaterra, Espanha e Holanda. As frutas foram produzidas pela Agrícola Famosa, empresa localizada na divisa entre Rio Grande do Norte e Ceará. Os cerca de 30 mil hectares de fazendas fazem da Agrícola Famosa a maior produtora de melões e melancias do mundo.

Nascido em São Paulo, mas radicado no RN há 25 anos – com direito a título de cidadão potiguar concedido pela Assembleia Legislativa –, o empresário avalia o ano de 2019 como positivo e destaca a leve recuperação nos índices após um ano em baixa. “Tivemos uma melhora na economia, o que demonstra que ainda temos muito o que fazer, mas estamos otimistas”, destaca Luiz Roberto Barcelos, diretor da Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do Brasil.

“A expectativa para esse ano é que o mercado interno possa consumir mais e também estamos abrindo o mercado da Ásia, com China e Vietnã, o que pode aumentar o número de exportações. Os últimos meses de 2019 demonstraram uma pequena melhora na economia interna e isso nos possibilita enxergar um ano ainda melhor da economia potiguar para 2020”, ressalta o empresário, que também preside a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.