BUSCAR
BUSCAR
Esperança
Eletroquimioterapia: nova modalidade de tratamento do câncer em animais
Procedimento que tem obtido excelentes resultados em casos oncológicos de cães e gatos
Por Redação
21/01/2018 | 18:00

O câncer, doença recorrente do nosso século, aumenta sua incidência em humanos, e, com cães e gatos, não é diferente. Nos pets, a terapia mais indicada para o mal consiste, na maior parte dos casos, na remoção cirúrgica do tumor (câncer) e no uso de medicamentos específicos – a quimioterapia, mas há também um novo tratamento, a Eletroquimioterapia, procedimento que tem obtido excelentes resultados em casos oncológicos de cães e gatos.

Sempre em busca de inovação, o Hospital Veterinário de Natal conta com um veterinário especialista em Oncologia Pet – que além de ser responsável pelos diagnósticos e escolha de tratamentos também proporciona um acompanhamento médico-veterinário ao pet durante todo o processo. De acordo com a veterinária Leticia Abrahão, oncologista do Hospital Veterinário de Natal, a nova técnica é baseada no princípio da eletroporação, que aumenta o consumo do quimioterápico nas células, obtendo uma melhor resposta do tratamento e pode ser reaplicada se necessário, além de não promover mutilações no paciente.

“Assim como acontece com os humanos, no mundo animal cada caso é único e é preciso estar atento a todas as etapas, desde o diagnóstico até a escolha de um plano de tratamento. A Eletroquimioterapia é indicada sobretudo para os casos oncológicos de Melanoma, Carcinoma espinocelular, Sarcomas de tecido mole, Tumores perianais e Mastocitoma”, explica.

O Hospital Veterinário de Natal conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. O HVN é o único a fazer cirurgia de catarata em animais no Rio Grande do Norte.

Os irmãos Fábio Marinho e Fabrício Marinho estão à frente do Hospital Veterinário de Natal. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. Já Fabrício Marinho é PhD em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária.

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.