BUSCAR
BUSCAR
Oportunidade
Educação do RN realiza abertura do curso de formação continuada do PROLER
Desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, curso de formação tem como tema “O Poder da Biblioteca na consecução dos objetivos da aprendizagem”
Redação
28/03/2018 | 17:42

A Secretaria da Educação do RN, realizou na manhã desta quarta-feira, 28, o módulo I do curso de formação continuada do Proler/RN 2018. O módulo I aconteceu  no Auditório Angélica Moura da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, por meio do Núcleo do Livro, da Leitura e da Biblioteca da SEEC, o curso de formação continuada do PROLER tem como tema “O Poder da Biblioteca na consecução dos objetivos da aprendizagem”.

A Secretária de Educação do RN, a professora Cláudia Santa Rosa, em sua fala na abertura do evento, destacou a importância do curso para o incentivo à leitura nas escolas.

“Nós já avançamos muito nessa área, mas a leitura precisa de um espaço ainda maior e estamos lutando por isso. Esse momento é mais um passo para a democratização do acesso ao livro e à leitura”, frisou Santa Rosa.

Curso é promove a formação continuada de professores que atuam em bibliotecas, além de refletir sobre as práticas pedagógicas de incentivo à leitura, visando melhorar os serviços oferecidos nas bibliotecas e elevar os níveis de leitura dos estudantes. A regente de biblioteca da Escola Estadual Berilo Wanderley, Edilma Alves, se mostrou animada com o início da formação.

“É uma forma de nos incentivar. Nós podemos levar para os nossos alunos o que aprendemos aqui. Todo mundo que trabalha com leitura espera por esse momento”, disse a professora.

O evento de abertura também contou com a participação de Lourdes Atiê, socióloga e editora da revista Pátio, que ministrou a palestra “Novas Formas de olhar e pensar, ser e fazer na formação de leitores”. Para a socióloga, é fundamental orientar os profissionais que trabalham com a leitura.

“É preciso que os profissionais passem por essa etapa de orientação para ir além. Pois é necessário não apenas alfabetizar, mas formar novos leitores”, enfatizou Atiê.

O curso é direcionado para professores, regentes de biblioteca, mediadores de leitura, articuladores pedagógicos, gestores escolares, assessores e técnicos pedagógicos das Secretarias Municipais e das Diretorias Regionais de Educação do Rio Grande do Norte. A carga horária é de 40 horas, divididas em 8 módulos.

“O segundo módulo, que acontece no dia 25 de abril, terá como tema “Como escrever um cordel”, informou a coordenadora do Comitê do Proler, Erileide Rocha.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.