BUSCAR
BUSCAR
Ensino
Educação ambiental é matéria que se aprende em sala de aula nas Escolas Sesc
Mais de 2 mil alunos da educação infantil ao ensino fundamental conciliam teoria e prática em projetos sobre o meio ambiente
Redação
05/06/2021 | 14:25

Cuidar e respeitar o meio ambiente também se aprende em sala de aula. Assim é a educação no Sesc RN, que oportuniza aos alunos unir teoria e prática sobre temáticas que envolvem reciclagem, preservação e a importância do papel do homem nos cuidados com o planeta. Em suas sete escolas no estado, os educadores do Serviço Social do Comércio RN, instituição do Sistema Fecomércio RN, desenvolvem projetos que associam cultura e educação, como em Caicó, com o projeto “Reciclando e Ressignificando o Meio Ambiente”.

O professor de música, Márcio Mizael da Silva, orienta os alunos a produzir sons com instrumentos musicais confeccionados com material reciclável. Outra vertente repassada é a relação da alimentação saudável, desde o plantio ao consumo. A importância da agricultura sustentável e a relação com o crescimento populacional, o uso de agrotóxicos e os cuidados com a saúde são questões levantadas.

Na Zona Norte de Natal, o projeto “Horta” convida às crianças para o plantio e cultivo de hortaliças, passando pelo manejo da terra até chegar na mesa deles, com preparações do que foi colhido na horta. Jogos confeccionados com material reciclado também é um aprendizado vivenciado pelos alunos. O que para muitos teria como destino o lixo, é ressignificado e ganha uma nova utilidade, nesse caso o entretenimento.

Colocar a mão na massa dá a tônica das oficinas de materiais recicláveis e noções de empreendedorismo. Um novo olhar é despertado nas gerações futuras. Refletir sobre o papel de cada ser, independente da idade, e a relação com o equilíbrio ambiental é tema de estudo. Pensar o quanto uma abelha é essencial para a continuação de vida no planeta é assunto de roda de conversa e atividades práticas com crianças de seis anos.

Educação Sesc

O Sesc RN possui sete escolas no RN, localizadas em: Natal (Potilândia e Zona Norte), Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Caicó e Mossoró, com estrutura moderna, preços acessíveis e professores capacitados a valores subsidiados. São mais de 2 mil alunos matriculados nas turmas da educação infantil, fundamental, Jovens e Adultos e Criar Sesc.

Desde o início da pandemia, a rede de escolas adotou protocolos de biossegurança preconizados pelos órgãos de saúde municipais e estadual, que inclui medidas como: distanciamento mínimo de 1,5m entre os alunos, diminuição de pessoas nos ambientes das escolas, horário diferenciado de recreio, entre outros.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.