BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Editorial: Timidez pós-pandemia: O impacto na saúde mental dos jovens

É imperativo que sociedade reconheça a urgência de abordar a saúde mental, não apenas como uma questão individual, mas como questão coletiva
Redação
11/10/2023 | 05:00

No Dia Internacional da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, o jornal AGORA RN abordou um tema preocupante: o impacto da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a crise sanitária provocou um estresse global, afetando o bem-estar emocional de pessoas ao redor do mundo. Mas como isso se refletiu em nossa juventude?

De acordo com a psicóloga Marina Costa, muitos jovens que passaram meses estudando de casa agora apresentam uma timidez excessiva. Isolados por tanto tempo, enfrentam dificuldades para retomar interações sociais e estabelecer novas amizades em sala de aula. Essa mudança comportamental não é um fato isolado, mas uma consequência direta da crise sanitária.

estudo luto Depressão, suicidio
Saúde mental preocupa em crianças e adolescentes - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O isolamento social imposto pela pandemia trouxe consigo um aumento da demanda por atendimentos psicológicos. A própria psicóloga Costa tem notado um crescimento na procura por psicoterapia, especialmente entre o público mais jovem. Mas a situação se torna ainda mais grave quando se observa os dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): cerca de mil jovens, entre 10 e 19 anos, cometem suicídio no Brasil anualmente.

Marina Costa destaca que, para enfrentar esse cenário, é essencial integrar temas de saúde mental ao currículo escolar. “Educar alguém sobre as formas de cuidado com a saúde mental é uma forma de prevenção”, ressalta a especialista. A conscientização é vital, principalmente ao tratarmos de depressão, doença multifatorial, como apontado pela psicóloga, que pode manifestar-se por diversas causas, sejam elas psicológicas, biológicas ou sociais.

Ainda que tenhamos avançado em termos de discussão sobre saúde mental, persiste um estigma. Muitas pessoas, mesmo reconhecendo a necessidade de cuidar de sua mente, hesitam em buscar ajuda. Segundo Costa, é comum, principalmente entre homens, haver uma resistência maior devido a construções sociais que desencorajam a exposição de vulnerabilidades.

A cidade de Natal, consciente da necessidade de atender esta demanda crescente, oferece serviços especializados em saúde mental de forma gratuita, como o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições (APTAD) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Além disso, o Governo do RN mantém uma rede de leitos hospitalares destinados a pacientes psiquiátricos.

Confrontados com este cenário, é imperativo que a sociedade como um todo reconheça a urgência de abordar a saúde mental, não apenas como uma questão individual, mas como uma questão coletiva. A pandemia evidenciou as vulnerabilidades de nossa estrutura social e a necessidade de investir, incessantemente, no bem-estar de nossos jovens. Afinal, o futuro pertence a eles.

*Publicado originalmente na edição do AGORA RN desta quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023.

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro
Haverá 1.465 vagas; Alistamento é voluntário
11/12/2024 às 16:48
Espírito Santo confirma a primeira morte no estado por febre Oropouche
Brasil registra este ano cerca de 11 mil casos
11/12/2024 às 16:36
Segundo lote de Editais da PNAB RN é lançado com foco em Pontos e Pontões de Cultura
Bloco de Cultura Viva contém dois dos 21 editais que irão compor a PNAB RN; inscrições podem ser realizadas através do portal Mais Cultura RN até o próximo dia 30
11/12/2024 às 16:21
Ao completar 75 anos, Fecomércio celebra marca de 2 milhões de atendimentos em 2024
Presidente da entidade, Marcelo Queiroz, afirma que a marca reflete a ampliação e a eficiência dos serviços oferecidos pelo SESC e SENAC
11/12/2024 às 16:15
Trampolim da Vitória anuncia oportunidades de emprego em diferentes áreas
Empresa busca reforçar equipe com vagas para vistoriador, motorista de ônibus e auxiliar de serviços gerais
11/12/2024 às 15:49
Nosso mandato tentará contribuir para resolver problemas crônicos de Natal, diz Leo Souza
Vereador eleito afirma que seu foco será mitigar problemas históricos da cidade, com ênfase em transporte e saúde
11/12/2024 às 15:44
“Governo está no osso, não tem mais onde cortar”, diz líder da situação
Francisco do PT argumenta que Fátima Bezerra "desde o início do governo faz esforço imenso para cortar gastos com custeio"
11/12/2024 às 15:01
Natal é a capital menos violenta do Nordeste
Dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais
11/12/2024 às 14:45
Comissão de Finanças da ALRN aprova LOA 2025 com previsão orçamentária de R$ 23 bilhões
Projeto oriundo do Executivo prevê um orçamento de R$ 23 bilhões, incluindo a estimativa de arrecadação do ICMS
11/12/2024 às 14:27
Bia Souza é indicada por Federação de Judô a prêmio de melhor do mundo
Brasileira foi ouro nos 78 kg e bronze por equipes nos Jogos de Paris
11/12/2024 às 14:14