BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
É legítimo que Carlos Eduardo indique o vice de Álvaro, avalia Paulinho Freire
Presidente do Poder Legislativo Municipal, Paulinho Freire (PDT) avalia cenário pré-eleitoral sobre candidaturas, discordando de colegas que defendem que o vice na chapa do prefeito Álvaro Dias (PSDB) deva sair, necessariamente, dos quadros da Câmara Municipal
Redação
09/08/2020 | 22:56

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), discorda de colegas que defendem que o vice na chapa do prefeito Álvaro Dias (PSDB) deva sair, necessariamente, dos quadros da Câmara Municipal. Nessa semana, em entrevista ao Agora RN, o vereador Raniere Barbosa (Avante) revelou existir articulação na Casa para que o vice seja um vereador. Para Paulinho Freire, porém, como presidente do PDT, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves tem “todas as prerrogativas” para fazer a indicação de “qualquer nome”, desde que seja dos quadros do partido. “Cabe a Carlos e a Álvaro avaliarem o nome, e verem se é bom para integrar a chapa”, disse.

AGORA RN – Como avalia a gestão da Câmara até agora?

PAULINHO FREIRE – Tem sido tranquila. Apesar da pandemia, nós estamos conseguindo realizar as sessões, mesmo que virtuais. Os projetos mais importantes estão andando e os trabalhos ainda não estão normais por conta da pandemia. Mas a Câmara está trabalhando, mesmo na pandemia.

AGORA RN – Que matérias devem ser apreciadas ainda nesse ano?

PF – A reforma da previdência, e estamos esperando a chegada do Plano Diretor, que dificilmente será votado antes da eleição. Mas vamos dar andamento para que possa tramitar normalmente nas comissões e que tenhamos tempo para debater já que se trata de pauta muito importante. São esses dois principais projetos para o segundo semestre.

AGORA RN – Em relação ao Plano Diretor, qual o quadro?

PF – Estamos esperando, vai ser votado, já foram eleitos os delegados, agora falta ser votado na Conferência Final para que possa ser enviado para a Câmara. A tendência é que chegue no final de agosto. Estamos na expectativa que chegue para ver como vai ser apresentado para que posamos começar a analisar.

AGORA RN – A vereadora Divaneide Basílio disse que o processo de debate virtual feito pela prefeitura é maquiado, confere?

PF – Esse modelo de discussões e votações virtuais tem sido usado pelo Congresso Nacional, pelas câmaras, pelas assembleias, o projeto não deixa de ser legítimo. Claro que o presencial seria bem melhor, mas vamos ter oportunidade de apreciar na Câmara com paciência, com calma, nada açodado. E vamos debater com as entidades que têm interesse no Plano Diretor, com a sociedade e o Ministério Público, para que encontremos um plano equilibrado, que trate bem da preservação, mas que traga desenvolvimento para a cidade do Natal.

AGORA RN – A licitação dos transportes, ainda é possível?

PF – A licitação dos transportes cabe à prefeitura. Eu, como presidente da Câmara, não aceito que a licitação chegue à Casa porque isso é prerrogativa do executivo. Se não, por analogia, todas as licitações tinham que passar pela Câmara. Na nossa gestão não vamos votar a licitação, porque é prerrogativa do Executivo e não do Legislativo.

AGORA RN – Como avalia a gestão Álvaro?

PF – Acho que o prefeito vem fazendo uma boa administração. Sobressaiu-se bem na questão da pandemia, foi rápido nas suas ações, deu resultados. Fora isso, já vinha fazendo uma boa administração. Acho que ele tem correspondido aos anseios da população de Natal.

AGORA RN – Em relação ao vice de Álvaro, defende que saia da CMN?

PF – Não propriamente da Câmara. Acho que o PDT é o maior partido dessa possível aliança do prefeito Álvaro e caberia ao PDT essa indicação.

AGORA RN – Que achou do nome de Aíla Ramalho, suscitado por Carlos como vice?

PF – Acho que o ex-prefeito Carlos Eduardo é um grande eleitor de Natal, presidente estadual do PDT, e tem todas as prerrogativas para fazer a indicação de qualquer nome, desde que seja dos quadros do partido. Cabe a ele e ao prefeito atual avaliarem o nome, e verem se é bom para integrar a chapa. É legitimo o prefeito Carlos Eduardo indicar o vice.

AGORA RN – Em entrevista nessa semana, o vereador Raniere Barbosa disse que a advogada Aíla Ramalho não tinha experiência administrativa para ocupara a função…

PF – Respeito a opinião do vereador Raniere, mas discordo porque acho que Carlos Eduardo, por já ter sido prefeito, jamais indicaria uma pessoa que não seria para somar. Acho que a discussão deverá acontecer em boa hora no PDT, e o PDT sairá com um nome, seja ele qual for.

AGORA RN – Haveria uma corrente em prol da indicação da vereadora Nina Souza (PDT), ela seria um bom nome?

PF – Não vi essa corrente, confesso que ninguém conversou comigo. Eu vi uma entrevista do vereador (Raniere) achando legítimo que a Câmara indique, mas não vi nenhuma indicação específica para qualquer vereador.

AGORA RN – O prefeito Álvaro está distante de Carlos Eduardo?

PF – Confesso que não sei, porque não temos conversado sobre essa questão. Mas acho que na hora certa eles vão se entender pelo bem de Natal, já que se trata do ex-prefeito e do prefeito atual que gostam da cidade.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.