BUSCAR
BUSCAR
Cultura

Duna: Feira de Arte Contemporânea acontece em dezembro

Primeira edição da exposição acontece de maneira remota até o fim de dezembro
Nathallya Macedo
17/12/2020 | 07:34

Com o nobre objetivo de divulgar o trabalho dos artistas potiguares e atuantes da cena, nasceu a Duna – Feira de Arte Contemporânea. A primeira edição do projeto acontece de maneira remota a partir desta quinta-feira 17, seguindo até o dia 31 de dezembro.

Ao todo, serão expostas obras de 13 artistas, sob o eixo temático “O lugar era aqui”. Ao redor deste espaço no passado, lugar de memória, de reafirmação de identidades, territorialidades e temporalidades, organizam-se imagens que vão além do caráter decorativo. Na verdade, são frutos de processos e pesquisas artísticas no âmbito do contemporâneo.

Duna: feira de arte contemporânea acontece em dezembro
Verônica Eulália, Puxada de rede, técnica mista sobre madeira encontrada na Praia de Coroa Vermelha (BA), 50x13cm

A curadoria foi realizada por Sofia Porto Bauchwitz, artista visual e pesquisadora de arte contemporânea, e teve a assessoria da curadora Sanzia Pinheiro (BÓLIDE1050). Conta ainda com Paula Lima (Margem Hub de Fotografia) na equipe de coordenação.

“Queremos introduzir um mercado de arte contemporânea que ensaia preços mais justos dentro deste mundo específico, e colocamos um valor máximo que não pode ser ultrapassado (R$ 2.500). São obras que teriam preços muito superiores em outras cidades do Brasil, que estariam participando de uma especulação financeira muito forte. Porém, optamos por mostrar aqui, em Natal, com preços mais acessíveis. Além de divulgar e atualizar os nomes dos artistas, queremos incentivar a prática de um outro tipo de comercialização, uso e fruição da imagem aqui no estado”, contou Sofia.

Outro objetivo da Duna é incentivar o surgimento de movimentos de colecionismo e crítica de arte contemporânea no Rio Grande do Norte. Na feira, há obras de todos os tipos, passando por fotografia documental, foto-performance, bordado-objeto, pintura, aquarela, desenho e colagem.

“Prezamos por uma obra que não é só mais uma imagem impressa para combinar com o sofá, mas que é fruto de uma pesquisa artística. Por isso, vem carregada com vários valores, até porque temos artistas muito novos e mais experientes, de diferentes estágios nas carreiras. Cerca de 80% das vendas irão para os artistas e acreditamos que essa será uma boa forma de apoiar a classe de trabalhadores culturais”, pontuou.

Assim, a Duna acaba criando um contraponto às grandes feiras de arte que acontecem no país, com a real expectativa de encorajar novas formas de fazer, incentivar a experimentação artística e divulgar outras maneiras de pensar o objeto-arte e a comercialização dentro do mercado artístico e cultural. Tentando, com isso, revelar as diversas nuances da arte contemporânea potiguar, tanto para os apreciadores locais quanto para os consumidores de fora.

As informações de contato e todos os detalhes sobre o evento e sobre as obras disponíveis para aquisição estão sendo divulgados a partir do perfil no Instagram @feiraduna. A feira é um projeto contemplado pela Chamada Pública de Emergência Cultural de Fomento à Economia Criativa, com patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal, via Lei Aldir Blanc.

A curadora da Duna, Sofia Bauchwitz, sabe que ama o universo da arte desde os 7 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Natal há muito tempo. Ela cursou artes visuais na UFRN e defendeu teses de mestrado e doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. Voltada para a arte contemporânea, Sofia já participou de diversos projetos sobre o espaço urbano.

Ela acredita que o território de Natal é intrigante: “uma cidade feita sobre dunas… é efêmera, mas cativante”, afirmou. Sofia espera que a cultura seja valorizada na capital potiguar, para que seja possível a criação de uma identidade e para que o trabalho dos artistas locais receba o reconhecimento merecido.

Graciele revela como engravidou com Zezé Di Camargo vasectomizado
Casal compartilha experiência e desafios da fertilização em rede social
14/07/2024 às 10:07
Praia Shopping oferece programação especial de férias com sessões de fotos e Pocket Shows
Sessão de fotos com personagens do "Divertida Mente" e pockets shows, marcam a programação recreativa do Praia Shopping, em Natal
09/07/2024 às 18:43
Paróquia São José de Anchieta promove 3ºedição de arraiá
Evento que acontece dia 12 de julho pretende arrecadar fundos para a reforma da Igreja Matriz
09/07/2024 às 18:29
Austin Butler é favorito para assumir papel de Johnny Depp em ‘Piratas do Caribe’
Vilão em 'Duna 2' acerta detalhes do contrato com a Disney para interpretar o novo capitão Jack Sparrow
05/07/2024 às 19:50
Ingressos do festival Ponto de Ebulição estarão disponíveis neste domingo 30
Festival de música estreia 1ª edição nos dias 11 e 12 de julho no Teatro Riachuelo com Khrystal, Valéria Oliveira, Dani Cruz, Simona Talma e os encontros inéditos de Cami Santiz com Gracinha e Sarah Oliver com Tiquinha Rodrigues
26/06/2024 às 18:04
As melhores séries de TV do ano até agora, segundo críticos da BBC
Os críticos Caryn James e Hugh Montgomery listam as 10 melhores produções do streaming neste ano
23/06/2024 às 08:55
Final do Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções surpreende, lota Teatro e encanta público em Natal
Ação apresentou novas vozes musicais do Rio Grande do Norte e promoveu uma noite repleta de boa música
01/06/2024 às 09:07
Tiago Iorc canta no Teatro Riachuelo
Com show íntimo e exclusivo, cantor passará por 6 capitais para celebrar a data mais romântica do ano
01/06/2024 às 08:22
Leo Souza estreia última temporada no Mistura Inter TV
Temporada junina, que está sendo gravada em Macaíba, se estenderá até o dia 29 de junho
25/05/2024 às 09:56
Conheça as novas vozes musicais do RN na Semifinal em Mossoró que acontece nesta sexta-feira
Etapa será realizada no auditório do SESI local, a partir das 20h e conta com participação especial de Bia Gurgel - entrada gratuita, retirada de ingresso pelo Sympla.com
21/05/2024 às 18:37