BUSCAR
BUSCAR
Justiça

DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais

Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
Redação
19/04/2024 | 14:14

A Defensoria Pública da União (DPU) criou um grupo especial para atuar em processos criminais que tramitam sob o rito do Tribunal de Júri no âmbito da Justiça Federal. O JuriDPU prestará assistência jurídica integral e gratuita aos acusados em processos criminais.

O grupo atuará, prioritariamente, em favor de grupos socialmente vulnerabilizados como pessoas negras, indígenas e quilombolas. A designação foi publicada na Portaria Gabdpgf nº 529, em 16 de abril.

indígenas
JuriDPU prestará assistência jurídica integral e gratuita a pessoas de grupos socialmente vulnerabilizados - Foto: Thiago Gomes/Agência Pará

O defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, ressaltou a importância da criação do grupo especializado em favor da capacitação dos defensores no rito e no procedimento legal desse tipo de julgamento. “Os processos criminais sob o rito do Tribunal do Júri demandam a atuação de pessoas com experiência no tema porque têm muitas especificidades. Há necessidade de um estudo pormenorizado e profundo do processo, que é longo e complexo. Essa novidade vai fortalecer a atuação da DPU na justiça especializada”, destacou.

Ao atender a medida, a DPU cumpre as necessidades de prestar assistência jurídica à população vulnerável, conforme está disposto na Constituição Federal. E também atende ao pleito de diversas instituições do sistema de justiça, uma vez que não eram raras as solicitações de outros órgãos para que a DPU atuasse em processos criminais de competência do Tribunal do Júri.

Os defensores federais interessados em compor o JuriDPU poderão se inscrever no concurso anual para a formação do cadastro. Em seguida, caberá à Secretaria de Atuação no Sistema Prisional (SASP) regulamentar, publicar e homologar o resultado do edital.

Histórico

A criação desse grupo de atuação já foi pauta de inúmeras reuniões entre a Defensoria Pública da União e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em dezembro de 2021, por exemplo, foram oficiados todos os Tribunais Regionais Federais (TRFs), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Instituto Terra Trabalho e Cidadania para que informassem a lista de processos criminais de competência do Tribunal do Júri na Justiça Federal que tinham como acusada uma pessoa indígena.

Como funcionará

Será formada lista dos integrantes do JuriDPU e a ordem de classificação obedecerá ao critério de sorteio público. A seleção observará os seguintes critérios, de forma sucessiva:

I – o defensor público federal que concordar em praticar todos os atos do processo que tramitam sob o rito do Tribunal do Júri;
II – a atuação na mesma localidade da designação;
III – o menor número de designações extraordinárias no JuriDPU, computando-se os sorteios realizados no mesmo ano da ação à qual se pretende concorrer ou, para as ações que não tenham sorteio, aquelas cuja portaria de designação tenha sido publicada no mesmo ano da ação à qual se concorre;
IV – esteja mais bem posicionada/o na lista de prioridade no edital.

Enem 2024: 4,3 milhões de inscritos farão provas em 3 e 10 de novembro
Número supera em quase 10% o total de inscritos na edição de 2023
24/10/2024 às 09:26
Convenção Summer Sales chega a Natal para impulsionar negócios nesta terça 15
Evento reúne especialistas em estratégias de vendas e lança best-seller, com networking e troca de experiências para empresários e profissionais do setor
14/10/2024 às 18:17
Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9
Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores
09/09/2024 às 08:24
Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12
Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira
Até o dia 15, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões
27/05/2024 às 16:07