Uma seleção eclética, indo de clássicos internacionais e da música gospel, ao popular com samba, MPB, forró, sertanejo e rock, marcaram a abertura oficial do 30º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 22º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), na noite desta terça-feira 5. O auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) ficou repleto de apreciadores do canto coral. O evento é promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A programação dos concertos oficiais segue até o sábado 18, sempre às 19 horas, no Cemure.
Na solenidade de abertura, a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz, ressaltou o Dia Nacional da Cultura. “Nesta noite, em que abrimos a programação do 30º Enconat, comemoramos o Dia Nacional da Cultura, e para celebrarmos toda a riqueza da cultura brasileira, principalmente a música, é que iremos reverenciar durante estes cinco dias de evento, toda beleza e harmonia do canto coral”. A secretária Cristina Diniz agradeceu a professora e maestrina Rosângela Albuquerque, que coordena o evento junto ao Setor de Cultura, Eventos e Desporto e a todos os corais participantes.
A professora Cristina Diniz ainda convidou todo o público presente para prestigiar os concertos oficiais nas demais noites e a programação paralela. “Na quarta-feira 6, às 9 horas, teremos o Tralalando no Enconat, que vai reunir corais infantis e infantojuvenis, na Escola Municipal Professor Antônio Severiano, no bairro de Neópolis e na sexta-feira 8, às 9h no Parque da Cidade, uma bonita apresentação paralela”.
Leia também: Indicado ao Grammy, Marcelo Jeneci é atração do Seis e Meia
A primeira apresentação foi realizada pela Banda Filarmônica Ferreira Itajubá, regida pelo maestro Antônio Ventura e a segunda apresentação ficou por conta do Coral Municipal “Sons da Terra”, regido pela professora e maestrina Rosângela Albuquerque. No repertório a música “Nascemos Para Cantar”, de Shambala com arranjo vocal de Eduardo Carvalho, seguida dos clássicos do rock “Aonde Quer Que eu Vá” de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle com arranjo de Eduardo Carvalho e “Tempo Perdido” de Legião Urbana e arranjo de Filipe de Matos Rocha.
“Neste ano em que celebramos 30 anos de êxitos, o Enconat tem orgulho de constatar que cumpriu a nobre missão proposta desde a primeira edição: agregar, fomentar, divulgar e estimular os coros já existentes e incentivar a criação de novos, oferecendo a oportunidade de mostrar o trabalho nesta vitrine, que se tornou ao longo do tempo. É com muito carinho que recebemos mais de 1.500 coralistas nesta edição. O coração se enche de alegria”, ressaltou a professora Rosângela Albuquerque.
Na plateia admiradores de músicas de várias gerações. A funcionária pública, Rosângela Costa, de 63 anos, elogiou a 1ª noite dos concertos oficiais. “Este evento é maravilhoso. Todos os corais estão de parabéns, trazendo belas canções e realizando bonitas apresentações. É muito bom escutar músicas de qualidade”.
Já a estudante da Educação de Jovens e Adultos, Lucineide da Silva P. Bonifácio, contou que ficou muito feliz em apreciar pela primeira vez um concerto oficial. “Estou encantada com as apresentações. Adorei o grupo coral que cantou músicas de samba”, referindo-se ao Coral Saúde Em Canto, de Natal. A estudante participou da plateia acompanhada dos professores, gestores e coordenadores da Escola Municipal Celestino Pimentel.
Durante o 1º concerto oficial do Enconat 2024, subiram ao palco do Cemure, a Filarmônica Ferreira Itajubá, Coral Municipal Sons da Terra, Coral Infantil da SEMUC (Parnamirim/RN), Coral UNI-RN, Coral Saúde Em Canto, Coral Entonasons IFRN, Coral da Assembleia Legislativa e Coral NatalCard.