BUSCAR
BUSCAR
Romance
Distanciamento na pandemia: tecnologia ajuda casais a manterem contato diário
Chamadas de vídeo e mensagens instantâneas facilitam na hora de matar a saudade; no Dia dos Namorados, Natal Shopping sorteia dois iPhones e dois Apple Watch
Redação
07/06/2021 | 12:03

Onde antigamente cabiam cartas, telegramas e longas chamadas por telefone fixo para diminuir a distância entre os casais, hoje em dia têm vez os aplicativos de mensagens instantâneas, ferramentas de streaming simultâneo e chamadas de vídeo para aplacar a saudade agravada com a pandemia, especialmente nos relacionamentos à distância. Tudo isso por meio do smartphone.

A tecnologia de fato tem sido o principal suporte para que o contato diário seja mantido, tanto entre quem mora na mesma cidade e está cumprindo um rígido distanciamento social, como para quem vive a quilômetros de distância do seu amor.

Segundo o professor de Psicologia da Estácio, Zacarias Ramalho, nada substitui o contato humano nos relacionamentos. “No entanto, em um namoro à distância e neste momento de pandemia, principalmente, vários recursos tecnológicos ajudam para que os processos de relação não sejam prejudicados”. Mas dá mesmo para fazer uma relação funcionar no modo remoto?

Para o especialista, o relacionamento pode ser afetado a partir do momento em que não há um acordo entre ambos sobre como melhor enfrentar a distância e o isolamento. “É preciso que se pense nas inúmeras possibilidades de estreitar os vínculos de forma saudável por meio remoto”, diz Zacarias.

Para o casal Tainá Rodrigues e Jacob Wells, que moram a 7.717 Km um do outro, fazer planos para se encontrar quando possível foi uma das alternativas usadas para lidar com a saudade. Ela mora em Natal e ele no Texas, Estados Unidos.

“Desde que nos conhecemos, nos vimos pessoalmente três vezes no total: primeiro durante um mês e meio, quando nos conhecemos, depois duas semanas e, por último, pouco mais de uma semana, já durante a pandemia. E a gente sempre diz que planejar uma data pra nos vermos de novo é como colocar um prazo na saudade ”, explica Tainá, que está se programando para ir para o Texas após o casamento com Jacob.

Ela conta que desde o começo do namoro até os dias atuais, o casal se fala o tempo todo: por mensagem durante o dia, enquanto um ou outro trabalha e se fazem companhia mesmo em silêncio. “Nosso plano era nos vermos com mais frequência em 2020. A pandemia não permitiu, mas não limitou o nosso contato. Ele é meu melhor amigo, então tudo que acontece no meu dia, é a primeira pessoa para quem eu corro para contar, e ele é do mesmo jeito comigo”, conta.

Também faz parte da rotina do casal uma ligação no período da noite e nos finais de semana, seja para conversar, jogar ou assistir algo. “Por causa do fuso-horário, e até da rotina, é muito comum os dois acordarem com várias mensagens no WhatsApp contando acontecimentos do dia”, relata.

Para Tainá, a tecnologia é o que torna o relacionamento dos dois o mais “normal” possível. “A gente conversa, inclusive com nossos familiares, assistimos filmes, jogamos, ajudamos o outro nas compras etc. O celular com internet boa tem sido essencial, e a gente sempre comenta o quanto somos gratos pela tecnologia, porque manter um relacionamento com essa distância por carta seria quase impossível”, afirma.

Conectados pelo amor

Nesse clima de Dia dos Namorados em que muitos casais contam com a tecnologia para demonstrar afeto à distância, um smartphone de última geração pode ser a opção de presente para a data. Pensando nisso, o Natal Shopping lança a Campanha “Conectados pelo Amor”.

A cada R$300, o cliente pode trocar suas notas no lounge montado em frente à Rio Center por um número da sorte. Então, basta fazer o cadastro pelo aplicativo do mall e concorrer ao sorteio de dois iPhones 12 Pro 128g e de dois Apple Watch Series 6. Um único ganhador levará o prêmio.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.