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Serviço
Disque Prevenção ao Coronavírus recebe mais de 1,4 mil ligações em um mês no RN
São comuns questionamentos sobre vias de contágio, higienização, grupos de risco, medidas de prevenção e isolamento, necessidade de ir ao hospital, modificações na rotina dos serviços gerais e precauções que podem ser adotadas dentro de casa
Redação
28/04/2020 | 05:00

A Central de Atendimento “Disque Prevenção ao Coronavírus” recebeu 1.430 ligações no primeiro mês de funcionamento. Disponível desde o dia 26 de março, o serviço presta esclarecimentos sobre o novo coronavírus e oferece serviço de acolhimento psicológico e orientações relacionadas aos programas de doações no âmbito estadual.

O serviço de teleatendimento ocorre diariamente, das 7h às 23h, inclusive aos fins de semana, pelo telefone (84) 3190-0700, e está disponível para todo o território potiguar. Em abril, o serviço também passou a oferecer atendimento virtual por meio do aplicativo WhatsApp. Nesse caso, o interessado deve adicionar o número à sua lista de contatos e iniciar uma conversa ou enviar uma mensagem diretamente por meio do WhatsApp Web, pelo link https://wa.me/558431900700.

A ação é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde Pública (Sesap); Administração (Sead); Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), com a UFRN, UnP e Unifacex, além do apoios da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Instituto Bem-Te-Vi, Escola Brasileira de Psicanálise e Interjato Soluções.

Esclarecimentos sobre a doença

A maioria dos atendimentos recebidos neste primeiro mês, segundo o governo, foi relacionada à busca de informações sobre a Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. São comuns, por exemplo, questionamentos sobre vias de contágio, higienização, grupos de risco, medidas de prevenção e isolamento, necessidade de ir ao hospital, modificações na rotina dos serviços gerais, precauções que podem ser adotadas dentro de casa, entre outras dúvidas.

Nesse serviço, atuam mais 400 voluntários, entre servidores públicos, professores e estudantes integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/UFRN). Os atendentes, que recebem as demandas e prestam os esclarecimentos à população, se alternam em plantões e são formados, na maioria, por graduandos da área da saúde. Eles são orientados pela equipe de tutores, composta pelos professores e profissionais formados da área médica, que são responsáveis por repassar informações atualizadas, decretos e portarias, normas regulamentadoras e boletins diários.

“Cada pessoa tem uma história, uma necessidade diferente. Procuramos deixá-las bem à vontade para perguntar e tentamos ouvir com calma e atenção para criarmos uma relação de confiança. Ainda é uma situação nova, as pessoas estão cheias de dúvidas, receios. Por isso, tentamos acolher da melhor forma possível”, afirma a voluntária atendente Brenda Carlos, aluna do 6° período de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Acolhimento psicológico

Com o intuito de ouvir quem precisa de um apoio emocional durante a pandemia, o serviço de acolhimento psicológico também está disponível via Disque Prevenção ao Coronavírus, este exclusivamente por ligação telefônica. A equipe de atendimento é composta por dezenas de psicólogos e psicanalistas voluntários do Estado, entre professores, profissionais autônomos e aposentados, que se revezam em sistema de plantões e ficam à disposição para ouvir as pessoas.

“O objetivo do acolhimento psicológico é dar esse apoio, escutar o outro, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, destaca a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Sesap, Ana Eloá.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
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