O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Manoel Marques Dantas, afirmou nesta quarta-feira 20, em tom de desabafo, que não vai mais autorizar serviços de tapa-buraco em um trecho da Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal, enquanto moradores da região continuarem despejando esgoto domiciliar na via.
Em entrevista à 98 FM Natal, Manoel Marques revelou que o DER já realizou, nos últimos dois anos, seis operações tapa-buraco na avenida, mas que o asfalto se deteriora logo em seguida por causa da água servida proveniente das residências. Ele fez um apelo para que a Prefeitura do Natal multe os moradores por crime ambiental.
A região não tem rede de esgotamento sanitário. Por causa disso, moradores despejam esgoto na rua. O diretor do DER recomenda a essas pessoas que construam fossas sépticas para evitar prejuízo à pavimentação da avenida, que é administrada pelo Estado.
“Eu não vou mais tapar, jogar dinheiro público. Dinheiro público é coisa séria. Meu dinheiro é curto [orçamento do DER]. Já fiz 6 vezes. Infelizmente, enquanto não resolver o problema do esgoto [não será feito o serviço]… São poucas pessoas que estão jogando na rua. Inclusive, os moradores que tem fossa são p* com os vizinhos e com a prefeitura, que não toma providência. São maus cidadãos. A prefeitura deveria cumprir com o papel dela e meter a multa por crime ambiental”, destacou.
A Avenida Moema Tinoco tem aproximadamente 6 quilômetros de extensão. A via liga a Avenida João Medeiros Filho à BR-101 Norte. O trecho mais problemático – onde existe o problema das ligações clandestinas de esgoto – fica nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara.