BUSCAR
BUSCAR
Política

Direita sela acordo, e nome de consenso para disputar em Natal sairá em novembro

Grupo definiu em jantar na casa do bolsonarista Rogério Marinho que todos estarão juntos no mesmo palanque em 2024
Diego Campelo - Repórter de Política
26/10/2023 | 04:43

Sete nomes da direita potiguar, sendo quatro pré-candidatos a prefeito de Natal, se reuniram na noite da última terça-feira 24 em Brasília e selaram um acordo com vista às eleições de 2024 para o Executivo da capital.

Embora não tenham definido um nome de consenso, os participantes da reunião já têm uma certeza: estarão juntos no mesmo palanque no pleito do ano que vem, qualquer que seja o candidato escolhido dentre o grupo.

reuniao grupo Copia
Jantar no apartamento de Rogério Marinho reuniu nomes da direita no RN - Foto: Reprodução

Uma foto da reunião foi divulgada para reforçar o compromisso firmado entre os participantes. No centro da mesa, o presidente do PL-RN, senador Rogério Marinho. O responsável por dar a notícia do encontro foi o comunicador Bruno Giovanni (PSDB), um dos pré-candidatos a prefeito do grupo.

Além de BG e Marinho, também estavam na reunião o senador Styvenson Valentim (Podemos), o ex-prefeito de Olho D’água dos Borges Brenno Queiroga e os deputados federais Paulinho Freire (União), Sargento Gonçalves (PL) e General Girão (PL). Os três últimos também se declararam pré-candidatos a prefeito da capital potiguar.

“Projetos pessoais, diferenças e vaidades ficaram de lado. Foi acertado que apenas um dos pré-candidatos a prefeito de Natal deste grupo irá prevalecer e sair para defender um projeto para Natal ousado, diferente e robusto”, escreveu Bruno Giovanni em um post no X (antigo Twitter).

A decisão acerca do nome que vai representar o grupo no pleito de 2024 será anunciada já no próximo mês de novembro. Além dos partidos representados na reunião, outras legendas ainda poderão se somar ao projeto.

Em entrevista à TV Ponta Negra na tarde desta quarta-feira 25, Bruno Giovanni afirmou que o espectro de centro-direita natalense dispõe de várias pré-candidaturas que se conflitam, razão pela qual foi proposto o diálogo em busca de um entendimento entre o grupo.

BG observou ainda que nas eleições estaduais do ano passado, o campo de centro-direita foi “atropelado” pela governadora Fátima Bezerra (PT), que venceu a eleição no primeiro turno. Isso ocorreu, na avaliação dele, pela falta de organização e união de quem faz oposição à petista.

“Não entendo por que Paulinho não é o candidato de Álvaro”, diz BG

Enquanto o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) não escolhe quem será o nome apoiado por ele para concorrer ao palácio Felipe Camarão, surgem inúmeras especulações acerca do possível sucessor. Um dos cotados para se unir ao prefeito é o deputado Paulinho Freire, que também estava na reunião realizada na terça-feira em Brasília.

BG afirmou não entender por que Álvaro Dias não declara apoio a Paulinho, dada a longa relação política existente entre os dois mandatários.

“Eu não entendo por que Paulinho não é o candidato de Álvaro, essa é uma pergunta que eu me faço todo dia, porque Paulinho a vida toda votou em Álvaro, foi presidente da Câmara nos projetos mais importantes da gestão de Álvaro, inclusive no Plano Diretor. Eu não entendo por que Paulinho não mereceu essa confiança de Álvaro até hoje”, indagou Bruno.

BG afirmou ainda que caso ele seja o candidato escolhido do grupo, gostaria de contar com o apoio do prefeito Álvaro Dias. Ele não toparia, no entanto, ser indicado para vice-prefeito. “Eu não sou candidato a vice”, asseverou.

Professora Nilda anuncia mais três nomes para compor secretariado em Parnamirim
Psicólogo Rogério Gurgel assume Saúde; Alexandre Guinho liderará Obras Públicas; e empresário Gilney Góis ficará à frente do Turismo e Desenvolvimento Econômico
13/12/2024 às 05:30
Hermano participa da posse de Vital do Rego e destaca modernização do TCU
Deputado ressalta avanços na gestão da Corte e impacto positivo para obras públicas e governança
13/12/2024 às 05:20
Câmara de Natal aprova revisão do PPA em sessão ordinária
Revisão ajusta metas, com foco em planejamento e inclusão de emendas
13/12/2024 às 05:14
Luiz Eduardo critica paralisação de obras no Walfredo Gurgel e sugere intervenção federal
Parlamentar denuncia abandono no centro de queimados e superlotação no maior hospital do RN
13/12/2024 às 04:35
Paulinho Freire irá recorrer de decisão que desaprovou contas e determinou devolução de mais de R$ 1 milhão
Defesa confirmou que entrará com recurso para suspender decisão da 69ª Zona Eleitoral; Sentença não impede a diplomação ou posse do prefeito eleito
13/12/2024 às 02:00
Senado aprova texto-base da reforma tributária
Foram 49 votos favoráveis e 19 contrários
12/12/2024 às 21:58
Lula retira dreno e permanece lúcido e orientado, diz boletim
Unidade de saúde informou que procedimento ocorreu sem intercorrências no começo da noite
12/12/2024 às 20:10
Política do governo não é de desarmamento, mas de regulação, diz Lewandowski
Ministro da Justiça defendeu que cidadãos estejam armados apenas em "situações excepcionais"
12/12/2024 às 19:12
Fátima Bezerra encerra mandato no Consórcio Nordeste; Rafael Fonteles assume
Governador vai substituir a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT)
12/12/2024 às 18:48
Segurança de Lula em hospital foi reforçada após plano para matar presidente
PF relatou que um dos planos era aproveitar idas frequentes do presidente a hospitais para matar o petista por envenenamento ou uso de químicos para causar colapso orgânico
12/12/2024 às 18:12