Sete nomes da direita potiguar, sendo quatro pré-candidatos a prefeito de Natal, se reuniram na noite da última terça-feira 24 em Brasília e selaram um acordo com vista às eleições de 2024 para o Executivo da capital.
Embora não tenham definido um nome de consenso, os participantes da reunião já têm uma certeza: estarão juntos no mesmo palanque no pleito do ano que vem, qualquer que seja o candidato escolhido dentre o grupo.
Uma foto da reunião foi divulgada para reforçar o compromisso firmado entre os participantes. No centro da mesa, o presidente do PL-RN, senador Rogério Marinho. O responsável por dar a notícia do encontro foi o comunicador Bruno Giovanni (PSDB), um dos pré-candidatos a prefeito do grupo.
Além de BG e Marinho, também estavam na reunião o senador Styvenson Valentim (Podemos), o ex-prefeito de Olho D’água dos Borges Brenno Queiroga e os deputados federais Paulinho Freire (União), Sargento Gonçalves (PL) e General Girão (PL). Os três últimos também se declararam pré-candidatos a prefeito da capital potiguar.
“Projetos pessoais, diferenças e vaidades ficaram de lado. Foi acertado que apenas um dos pré-candidatos a prefeito de Natal deste grupo irá prevalecer e sair para defender um projeto para Natal ousado, diferente e robusto”, escreveu Bruno Giovanni em um post no X (antigo Twitter).
A decisão acerca do nome que vai representar o grupo no pleito de 2024 será anunciada já no próximo mês de novembro. Além dos partidos representados na reunião, outras legendas ainda poderão se somar ao projeto.
Em entrevista à TV Ponta Negra na tarde desta quarta-feira 25, Bruno Giovanni afirmou que o espectro de centro-direita natalense dispõe de várias pré-candidaturas que se conflitam, razão pela qual foi proposto o diálogo em busca de um entendimento entre o grupo.
BG observou ainda que nas eleições estaduais do ano passado, o campo de centro-direita foi “atropelado” pela governadora Fátima Bezerra (PT), que venceu a eleição no primeiro turno. Isso ocorreu, na avaliação dele, pela falta de organização e união de quem faz oposição à petista.
“Não entendo por que Paulinho não é o candidato de Álvaro”, diz BG
Enquanto o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) não escolhe quem será o nome apoiado por ele para concorrer ao palácio Felipe Camarão, surgem inúmeras especulações acerca do possível sucessor. Um dos cotados para se unir ao prefeito é o deputado Paulinho Freire, que também estava na reunião realizada na terça-feira em Brasília.
BG afirmou não entender por que Álvaro Dias não declara apoio a Paulinho, dada a longa relação política existente entre os dois mandatários.
“Eu não entendo por que Paulinho não é o candidato de Álvaro, essa é uma pergunta que eu me faço todo dia, porque Paulinho a vida toda votou em Álvaro, foi presidente da Câmara nos projetos mais importantes da gestão de Álvaro, inclusive no Plano Diretor. Eu não entendo por que Paulinho não mereceu essa confiança de Álvaro até hoje”, indagou Bruno.
BG afirmou ainda que caso ele seja o candidato escolhido do grupo, gostaria de contar com o apoio do prefeito Álvaro Dias. Ele não toparia, no entanto, ser indicado para vice-prefeito. “Eu não sou candidato a vice”, asseverou.