08/04/2021 | 10:32
O deputado federal Rafael Motta (PSB/RN) encaminhou ofício ao Ministério da Defesa solicitando que leitos de hospitais das Forças Armadas sejam liberados para atender a população geral na pandemia por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo ele, os hospitais militares têm estruturas de saúde próprias para atender às suas tropas e demais funcionários. Hoje, a vacância nesses hospitais chegaria a 85%. “Em março do ano passado, no início da pandemia, enviei um ofício ao Ministério da Defesa solicitando a abertura desses hospitais para a população civil”, defendeu.
Além do parlamentar potiguar, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) também encampou a luta pela abertura dos hospitais militares ao SUS. Ele entrou na quarta-feira 7 com uma ação na Justiça para que leitos disponíveis nas unidades das Forças Armadas sejam liberados para atender a população geral.
“Hoje, com o colapso da saúde pública e privada e com a morte de quatro mil brasileiros todos os dias, enviei novo ofício ao Ministério da Defesa, reiterando o nosso pedido. Todos os esforços devem ser somados para evitar a morte de mais brasileiros, reforçou o deputado Rafael Motta.