BUSCAR
BUSCAR
Pandemia

Delta plus: o que se sabe sobre a nova subvariante da Delta da Covid-19

Mutação identificada no Reino Unido pode ser 10% mais transmissível
O Globo
22/10/2021 | 16:52

Uma sublinhagem da variante Delta que até então não era grande motivo de preocupação chamou a atenção das autoridades de saúde do Reino Unido que afirmaram, nesta semana, monitorar “muito de perto” a mutação. A AY.4.2, apelidada de Delta plus, representa cerca de 6% dos casos de Covid-19 na região, segundo a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, e já foi detectada em países como Israel, Estados Unidos e Dinamarca, mas em menor quantidade.

Baseado na observação do comportamento da AY.4.2, o diretor do Instituto de Genética da University College of London, no Reino Unido, Francois Balloux, estima que ela pode ser cerca de 10% mais transmissível em relação à Delta. Mesmo assim, especialistas consideram que não é possível associar ainda a Delta plus ao aumento da contaminação, e apontam o fim das medidas restritivas e a cobertura vacinal estagnada como alguns fatores que propiciam o avanço do vírus.

Delta plus: o que se sabe sobre a nova subvariante da delta
Compradores e pedestres lotam a Northumberland Street em Newcastle-upon-Tyne, no nordeste da Inglaterra, no último sábado antes do Natal. Foto: OLI SCARFF / AFP

Além da maior transmissibilidade, outra grande preocupação é se a Delta plus consegue escapar dos anticorpos produzidos pelas vacinas. O geneticista e diretor do Laboratório Genetika, em Curitiba, Salmo Raskin, explica que, apesar de os imunizantes terem sido criados para combater a variante original do SARS-CoV-2, identificada em Wuhan, na China, eles têm se mostrado eficazes contra todas as variantes posteriores. Mas estudos ainda são necessários para saber como funciona na prática com a AY.4.2.

— Por ser uma sublinhagem da Delta, espera-se que a vacina continue eficaz contra a nova mutação. No entanto, a Delta já é a variante que mais consegue escapar dos anticorpos, o que pode diminuir a eficácia da vacina, então não deixa de ser uma preocupação — afirma Raskin.

Além de ser a que oferece maior resistência aos imunizantes, a Delta é de 40% a 60% mais contagiosa que a Alfa, e quase duas vezes mais transmissível que a cepa original do vírus, apontam dados do governo do Reino Unido.

Como é a classificação

A Delta, assim como outras variantes do SARS-CoV-2, tem uma série de sublinhagens que são identificadas por meio de pequenas mutações em seu código genético. Essas alterações são tentativas do vírus de se adaptar e sobreviver. Entre as mais de 45 já identificadas apenas da Delta, a principal é a AY.4, que é responsável pela maioria dos casos e que, por sua vez, também tem derivações, como a AY.4.2.

E essa não é a primeira subvariante da Delta a chamar a atenção e ganhar o apelido de Delta plus. Uma outra, identificada no início de junho, na Índia, com uma mutação da proteína spike chamada K417N, chegou a se espalhar por diversos países e levantar preocupações, mas acabou não se tornando um perigo relevante. Nessa nova Delta plus, as mutações são uma combinação de duas chamadas Y145H e A222V.

Essas mutações são naturais, ocorrem com todos os vírus e fazem parte do seu processo evolutivo, explica Raskin. Mas algumas se tornam mais transmissíveis e oferecem mais riscos que outras. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divide as variantes em duas principais classificações. A Alfa, a Beta, a Gama e a Delta são consideradas variantes de preocupação (VOC), que são as predominantes no mundo hoje e que despertam a maior necessidade de monitoramento pelas autoridades de saúde.

Já quando novas mutações são identificadas, mas ainda não apresentam comprovadamente um aumento na transmissibilidade, na carga viral e não podem ser diretamente associadas a uma diminuição na efetividade de medidas de saúde pública, elas são classificadas como variantes de interesse (VOI).

A versão original da Delta foi inicialmente identificada na Índia em dezembro de 2020, e classificada pela OMS como uma VOC em maio deste ano. Já a AY.4.2 ainda está em monitoramento e não foi incluída em nenhuma das duas classificações pela organização.

Jay-Z e P. Diddy são acusados de abuso sexual contra menina de 13 anos, diz site
Informações foram divulgadas neste domingo 8 pelo portal internacional NBC News
09/12/2024 às 14:15
Trump afirma que irá deportar todos os imigrantes ilegais dos EUA
O esforço para a deportação em massa dos imigrantes deve atingir famílias com visto misto e pessoas com a cidadania por direito de nascença
08/12/2024 às 16:58
Presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Moscou, diz mídia russa
Família de Assad estaria asilada na Rússia, segundo fontes do governo
08/12/2024 às 16:26
Itamaraty orienta brasileiros deixarem a Síria
Ministério das Relações Exteriores monitora situação de cidadãos brasileiros em Damasco e recomenda saída do país por meios próprios devido à escalada de hostilidades
08/12/2024 às 13:24
Regime da Síria cai após 50 anos de comando da família Assad
Uma mensagem em rede de TV estatal síria declara a “vitória da grande revolução síria e a derrubada do regime criminoso de Assad”
08/12/2024 às 08:42
Parlamento sul-coreano rejeita impeachment de Yoon Suk Yeol após crise com Lei Marcial
Presidente revogou Lei Marcial horas após decreto e pediu desculpas à nação; oposição falha em obter apoio necessário para afastamento
07/12/2024 às 10:33
Acordo entre Mercosul e UE gera oportunidades para comércio de bens, serviços e turismo
Avaliação é da Confederação Nacional do Comércio
06/12/2024 às 15:23
Deputados da França aprovam moção de censura e primeiro-ministro é deposto
Anúncio foi feito pela presidente da Assembleia Nacional, Yaël Braun-Pivet
04/12/2024 às 17:46
Evento conservador de Milei terá Bolsonaro, herdeira de Trump e Steve Bannon
Ex-presidente do Brasil deve participar do evento por videoconferência
03/12/2024 às 19:21
Presidente da Coreia do Sul anuncia revogação de lei marcial após aprovação de voto parlamentar
Yoon afirmou que convocará uma reunião de gabinete para tratar do assunto
03/12/2024 às 17:16