BUSCAR
BUSCAR
Dejá vù: Prefeitura de Natal quer construir complexo comercial no Maruim

29/11/2017 | 05:10

A Prefeitura Municipal de Natal assinou contrato de cessão provisória de um terreno de 13.9 m² com a União, com a intenção de – como outorgado cessionário – construir a “Praça Pôr-do-Sol” e um complexo comercial, que envolve Centro de Descasque de Camarão, quiosques, banheiros públicos e estacionamento. O prefeito Carlos Eduardo (PDT), que parece muito interessado em “maquiar” Natal – gastando milhões com iluminações, e negando o dinheiro para outros setores com problemas mais urgentes do que o embelezamento da cidade – para passar uma boa impressão para turistas e pessoas de fora, inicia mais uma obra que, em teoria, deveria trazer grandes benefícios para a economia da capital, mas que, se depender do histórico do prefeito, provavelmente acabará como o seu vizinho, o Mercado das Rocas: rebaixado e entregue às traças. Ao invés de tentar consertar os problemas já existentes, como, por exemplo, os do já mencionado Mercado das Rocas, Carlos Eduardo adiciona mais uma responsabilidade à cidade. Aguardemos os próximos capítulos… mas os sinais apontam para uma reprise.

>> Educação. A partir de 2018, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) começa a ser válido também para os níveis do primeiro ciclo da Educação Básica, que incluem crianças da pré-escola de idades de 4 e 5 anos. Na última sexta-feira 24, 54 coordenadores pedagógicos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estiveram reunidos, na sala de reuniões do Centro Administrativo Agnelo Alves (Cohabinal), para orientações sobre a aplicação do Pacto em Parnamirim. Parnamirim tem 20 Centros Infantis e 11 escolas com turmas na Educação Básica.

>> Celebração. Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (ocorrido em 20 de novembro), a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SCMT), elaborou uma ampla programação para ser realizada na praça da comunidade rural de Capoeiras, localizada a aproximadamente 35 km do centro da cidade e que se constitui na maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte. A programação incluiu exposição fotográfica, artesanato, mesa redonda com lideranças comunitárias, representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e organizações não governamentais, oficina de moda, apresentações culturais da tradição afro-brasileira (como a Dança do Pau Furado), concurso de beleza negra e mais.

>> Verão. Três eventos lotaram de visitantes a praia de Pitangui no sábado 25 e deram o pontapé inicial para a chegada do período de veraneio. O Redbull Desafio das Dunas, o Rejubila-te e a Figueira Cultural, todos com o apoio da Prefeitura de Extremoz, movimentaram milhares de pessoas durante todo o dia, fomentando a economia local e impulsionando o turismo do município.

>> Conscientização. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as ações em alusão ao Novembro Azul – movimento criado para conscientização dos homens e prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Desde o dia 1º de novembro, as Unidades Básicas de Saúde do município estão realizando, de segunda a sexta, das 7h às 16h, atividades para atender o público masculino, entre elas, o exame do toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico).

>> Ação. A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

>> Campanha. A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizou na última quinta-feira 23, ações educativas de combate ao Câncer de Próstata. As ações acontecem também nas Unidades Básicas de Saúde e fazem parte da campanha Novembro Azul.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.