BUSCAR
BUSCAR
Água
Defesa Civil e Exército realizam levantamento sobre situação hídrica de Mossoró
Operacionalização do programa carro-pipa é feita pelo Exército Brasileiro. Já a Defesa Civil Municipal é responsável pela inscrição das famílias no programa
Redação
24/10/2021 | 10:26

A Defesa Civil de Mossoró, o Exército Brasileiro e a Defesa Civil Nacional realizaram nesta semana visitas técnicas às comunidades beneficiadas com o Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa. O projeto do Governo Federal tem como objetivo levar água potável a regiões atingidas pela estiagem. A operação beneficia diretamente 5.100 famílias em 85 comunidades rurais de Mossoró.

No início da semana, o coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Alcivan Gama, recebeu, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), a coordenadora de Operações e Desastres da Defesa Civil Nacional, Gisselle Paess. Além das equipes do Exército Brasileiro, enviadas de Brasília a Mossoró, a agenda foi repleta de reuniões e visitas para discutir as peculiaridades hídricas da capital do Oeste potiguar.

A operacionalização do programa carro-pipa é feita pelo Exército Brasileiro. Já a Defesa Civil Municipal é responsável pela inscrição das famílias no programa. De acordo com levantamento da SESDEM, a zona rural de Mossoró compreende quase 90% do território do município. Em algumas localidades rurais os moradores não têm acesso a água encanada ou poço artesiano, dependendo totalmente do carro-pipa para aquisição de água potável.

A água que chega é de excelente qualidade na residência de Luzimar Rodrigues, moradora da comunidade Pau D’arco. O reservatório instalado em sua casa garante o abastecimento para outras residências. “O que nós precisávamos era de água aqui pra comunidade, graças a Deus hoje temos pra todo mundo. Usamos essa água pra beber, pro consumo de casa, pra comida, pra tudo. Mudou e muito nossas vidas”, agradeceu.

“Nossa visita é muito importante para verificar as localidades que são abastecidas pela operação. É um projeto muito importante que leva água até onde, infelizmente, a rede de água não chega. Então, estamos conhecendo os aspectos da região de Mossoró para entender um pouco das oportunidades e levar informações para o Ministério”, disse Gisselle Paess.

“Estamos fazendo estudos no município de Mossoró e verificando a qualidade da água, quais os problemas que o município tem com a questão dos recursos hídricos e principalmente estamos focando nos pontos que temos a operação carro-pipa federal”, destacou Alcivan Gama.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.