O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), participou ontem da 16ª edição do Encontro Anual de Líderes da Comunitas – “Brasil de Oportunidades”. O evento, que teve a presença de governadores, prefeitos, representantes do Governo Lula e empresários, é realizado anualmente desde 2008 com o intuito de promover discussões entre as principais lideranças nacionais na busca por soluções para o Brasil. Allyson conseguiu acesso por articulação do seu padrinho, o ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), que, depois de Brasília, pegou voo para São Paulo.
O governador e o prefeito deSão Paulo, Tarcísio Freitas e Ricardo Nunes, participaram da abertura. Os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás), Helder Barbalho (Pará), Rafael Fonteles (Piauí) e Raquel Lyra (Pernambuco), entre outras lideranças, também compareceram.
O prefeito de Mossoró quer ser reeleito em 2024, colocar um vice de sua inteira confiança e trabalhar sua candidatura a governador em 2026. Allyson sonha em ter uma reeleição tranquila e repetir o que sua adversária Rosalba Ciarlini conseguiu nas eleições 2006 e 2010: sair de Mossoró com 80% dos votos. Ela foi senadora e governadora.
Direito
O prefeito de Mossoró iniciou um curso de direito no turno vespertino em uma faculdade particular. Allyson está de olho em 2026 passando por cima de 2024, ano que encara como mera formalidade, um trampolim em seu objetivo de se tornar governador. Vale lembrar que, em 2022, ele foi reprovado no primeiro teste na tentativa de se tornar liderança estadual, com as derrotadas das candidaturas dos seus nomes para deputado estadual e federal.
Vídeos
Mesmo em missão oficial na Espanha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, gravou vídeos vibrando pelo resultado de uma pesquisa Brâmane que lhe deu 48% de intenção de votos em São Gonçalo do Amarante. Enquanto isso, a governadora Fátima Bezerra que também estava em Madri, fazia balanço positivo em relação à geração de energia eólica onshore e offshore, mineração, petróleo e gás, fruticultura, sal, pesca e viabilização da produção de hidrogênio verde e seus derivados, na Casa da América. Jaime que derrotar o prefeito Eraldo Paiva (PT).
Caras
A revista repercutiu ontem que a apresentadora Patricia Abravanel (SBT) marcou presença com o marido, o ex-deputado Fábio Faria, agora no BTG Pactual, no casamento do fenômeno Ronaldo e Celina Locks, em Ibiza, na Espanha. Dias após o evento, que teve mais de um dia de festa, a herdeira de Silvio Santos revelou postou fotos ontem.
Vermelhou
Aos poucos, o deputado Hermano Morais (PV), que também é esportista e torcedor do América Futebol Clube, volta ao trabalho. Hermano foi o primeiro a registrar chapa na eleição do clube rubro. Ele oficializou ontem a sua candidatura a presidente denominada “Gestão com Transparência”, ao lado do engenheiro Francisco Sobrinho, que é o vice.
Dino
Quem desembarca no Rio Grande do Norte na próxima semana é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ao lado da governadora Fátima Bezerra, na quarta-feira ele entrega veículos e equipamentos destinados ao incremento no sistema prisional. Dino vem sendo cotado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
PAC 3
Pré-candidata a prefeita da capital pelo PT, a deputada federal Natália Bonavides se reuniu ontem com os secretários Adriano Gadelha (Projetos Especiais) e Virgínia Ferreira (Planejamento). A ideia foi apresentar sugestões para serem incluídas no PAC 3, que vai beneficiar o Rio Grande do Norte.
Mandato
Um dos focos do mais recente embate entre Congresso Nacional e Judiciário, o estabelecimento de mandato fixo para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é um debate antigo e tem simpatia entre os próprios atuais integrantes da corte. Seis dos atuais dez ministros do STF (há uma cadeira vaga) falaram sobre esse tema nas sabatinas a que foram submetidos na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado antes de terem suas indicações referendadas pelos parlamentares.
Inapropriado
O Ministério da Saúde classificou como “inapropriada” a apresentação musical realizada em um evento da própria pasta, na quinta, na qual uma mulher dançava funk ao som da música “Batcu”, de Aretuza Lovi com participação de Valesca Popozuda. A apresentação passou a circular nas redes sociais com críticas à escolha. O vídeo da dança foi usado pela oposição para acusar a gestão petista de realizar um plano de doutrinação.
Erotismo?
Depois da repercussão do ocorrido, os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Daniela Reinher (PL-SC) apresentaram textos questionando o Ministério da Saúde. De acordo com o ex-presidente da bancada evangélica, “a mencionada apresentação com dança erótica no referido evento não condiz com as políticas e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde em relação à promoção da saúde”. Por isto, pede acesso ao custo total do evento e uma listagem com os nomes dos servidores responsáveis pela organização.
Dnocs
A nomeação de Thales Fernandes, ex-prefeito de Major Salles, para a coordenação do Dnocs no Rio Grande do Norte, foi publicada no Diário Oficial da União. Thales foi indicado pelo deputado federal Benes Leocádio, que faz parte da ala do União Brasil na base do presidente Lula. Thales já ocupou uma diretoria do Dnocs durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente, havia sido divulgado que ele seria o indicado de Benes para o comando da Codevasf no RN, mas acabou em outro cargo.
TSE de esquerda?
Às vésperas de novo julgamento pelo TSE — desta vez, por causa das lives que promoveu no Palácio da Alvorada enquanto era presidente — Jair Bolsonaro (PL) disse que a corte eleitoral é “de esquerda” e faz julgamentos “muito políticos”. O novo julgamento do ex-presidente está marcado para esta terça-feira 10.
*Publicado originalmente na edição impressa do AGORA RN deste fim de semana, dias 7 e 8 de outubro de 2023.