09/09/2020 | 05:04
“Eu pensava que rock era só barulho. Até que um dia ouvi o álbum Nevermind, do Nirvana, e me surpreendi”. Esse foi o início da trajetória do potiguar Paulo Medeiros na música. Ao Agora RN, ele contou que só costumava escutar forró, já que o gênero é forte em Santa Cruz, no Agreste do estado, cidade onde nasceu e mora até hoje.
Tocar rock no interior é um desafio que o jovem gosta de enfrentar. Ao lado de Anderson Felipe (baixo) e Allex Franklin (bateria), Paulo (voz e guitarra) segue promovendo a música autoral através da banda New Fight. Na verdade, o grupo nasceu em 2012 sob o nome “Rollercoaster” e teve um álbum com 8 faixas lançado em 2016.
“Em 2017, decidimos reformular o nosso trabalho e mudamos para ‘New Fight’, que significa nova luta – fez sentido e se encaixou na nossa atual proposta”, relembrou. No ano passado, a banda produziu um EP com 5 faixas intitulado “Follow the Light”, todo escrito em inglês, sendo influenciado especialmente pela mistura entre o rock, o grunge e o blues.
Além de Nirvana, o trio busca inspiração em outras bandas internacionais clássicas como Muse e Foo Fighters. “Nos últimos meses, passei a ouvir bastante rock nacional. Descobri a ‘Menores Atos’ e foi um sopro de entusiasmo. Comecei então a compor em português”, contou Paulo. Em agosto, saiu o single “Labirinto Mental”.
A canção traz uma reflexão acerca de problemas emocionais. “Quando compus a letra, quis passar uma mensagem sobre como uma pessoa com depressão e/ou ansiedade se sente. O clipe também foi feito para mostrar isso, para que vejam que não estamos sozinhos. Espero que aqueles que ainda não entendem como é, possam assimilar e levar a sério”.
Cena independente
Há cerca de 7 anos, Paulo teve a iniciativa de criar o coletivo “Mente Aberta” para promover eventos em Santa Cruz e região. “Os produtores das festas chamavam bandas de covers para shows, mas não havia tanto espaço para quem fazia a própria música. Contudo, depois de algumas apresentações através do coletivo, muitos jovens iniciaram um processo artístico independente. Continuamos tentando derrubar as barreiras locais”.
Futuro
Em setembro, New Fight vai lançar um outro single em português. “Acreditamos que cantar na nossa língua gera uma maior conexão e identificação. Estamos curtindo encaixar as palavras nas melodias de forma natural”, afirmou o vocalista. O plano é lançar um álbum completo em breve e partir em uma turnê de divulgação, assim que for possível.