O Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE-UFRN), entrou na Justiça Federal com um pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado, 16. O exame está marcado para acontecer neste domingo, 17 e dia 24. Através das redes sociais o DCE afirmou que não há estrutura que assegure a aglomeração de centenas de jovens nesse momento.
No estado 129.101 candidatos estão inscritos no Exame. Os estudantes serão divididos entre 221 locais de prova em 40 municípios. Ao Agora RN, o secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques Ferreira, disse que não pretendia solicitar o adiamento da prova no estado.
“Em nossa opinião, apenas será possível que as provas sejam aplicadas presencialmente mediante uma ampla campanha de vacinação para todo o povo!”, diz nota postada no perfil do Instagram do DCE.
O Diretório de Estudantes da UFRN se junta a mobilizações jurídicas estaduais que já existem no Paraná, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia.