BUSCAR
BUSCAR
Política
Daniel rebate Raniere: ‘Natália está preparadíssima para ser prefeita’
Vereador de Natal saiu em defesa da deputada após Raniere Barbosa questionar experiência dela para ser candidata a prefeita
Diego Campelo
03/03/2023 | 07:33

Faltando mais de um ano e meio para as eleições municipais, a pauta política começa a tomar corpo e ganhar os debates por parte de vereadores e partidos políticos. Em Natal, parte dos parlamentares já ensaia o que pode vir a ser uma polarização na disputa entre a possível candidata de oposição, Natália Bonavides (PT), e o candidato que será apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que ainda não deu pistas sobre quem escolherá.

O vereador do PT Daniel Valença saiu em defesa de Natália Bonavides (PT), que colocou seu nome à disposição para a disputa pela Prefeitura de Natal em 2024 e já enfrenta críticas do meio político. Em entrevista ao AGORA RN nesta quinta-feira 2, o parlamentar afirmou que a deputada está preparada para o desafio de gerir Natal e atribuiu ao fato de ela ser jovem e mulher o “discurso conservador” de que a petista não teria experiência para administrar a cidade.

“Ela [Natália] está preparadíssima para o desafio. Seja por sua formação, seja por sua vida profissional de militância e como parlamentar, seja de oposição ou agora de situação, com acesso a todos os ministérios do governo Lula, que vem resgatar o Brasil do precipício em que Bolsonaro nos jogou. É incrível como, para alguns, quando uma mulher e jovem disponibiliza seu nome para prefeitura, se tente desqualificar com o discurso da falta de experiência. Mas sabemos que faz parte um discurso conservador de quem não quer que as coisas mudem”, disse Valença.

A fala de Daniel foi uma resposta à declaração do vereador Raniere Barbosa (Avante), que em entrevista ao AGORA RN na última quarta-feira 1º questionou sobre que experiência a parlamentar tinha para gerir Natal. Raniere afirmou também que o PT não tem obras para mostrar na capital potiguar, o que representará uma dificuldade a mais para o grupo petista na campanha.

Daniel, por sua vez, argumenta que a governadora é aprovada em Natal e isso pode ser comprovado pelo fato de ela ter vencido a eleição na capital, mesmo com a oposição do prefeito Álvaro Dias.

Ele destacou ainda que o presidente Lula, apoiado por Fátima, também saiu vitorioso na cidade.

“É uma fala contraditória que não tem base na realidade. Vamos para 2024 com muito mais força, porque temos um governo do estado popular, um governo federal popular e que quer resolver os problemas do povo, e só falta Natal para fechar essa trinca e virarmos esse jogo”, pontua Valença.

DISCORDÂNCIA

Ao contrário do que pensa Daniel, a vereadora Camila Araújo (União Brasil) garante que a Câmara de Natal está unida em torno do nome de Paulinho Freire (União Brasil) para a disputa pela capital potiguar no ano que vem. Embora o deputado federal e ex-vereador ainda não tenha sinalizado se entrará na briga pela prefeitura em 2024, Camila acredita que a Câmara será determinante na escolha de um candidato e na concretização da eleição desse nome.

Para ela, Paulinho Freire leva vantagem frente a Natália, pois já foi vereador por seis mandatos, presidente da Câmara de Natal, vice-prefeito de Natal e sabe dialogar, além de conhecer bem os problemas da cidade.

“Alguém que preside uma câmara municipal é alguém acostumado a conhecer o nome das ruas, a chamar as pessoas pelo nome, a conhecer os problemas crônicos da cidade e, principalmente, alguém que entende que é necessário um plano de governo focado em atender quem mais precisa, ao contrário de quem deseja um plano de poder para atender aos anseios de um determinado partido político. Basta você responder: o que Natália fez por Natal enquanto deputada? E no curto tempo enquanto vereadora, o que fez além de coordenar uma tentativa de invasão ao prédio da Casa?”, questionou a vereadora.

PT MUNICIPAL

A presidente do PT em Natal, deputada estadual Divaneide Basílio, também defendeu o nome de Natália. Disse que a congressista já mostrou grande capacidade legislativa ao passar pela Câmara de Natal e agora na Câmara dos Deputados, onde exerce seu 2º mandato.

Divaneide lembra, no entanto, que o PT em Natal ainda está iniciando o debate em torno do nome de Natália, mas a tendência é que o partido siga unido em apoio à pré-candidatura dela.

“Natália é uma pessoa que já trouxe grandes temas, sobretudo no debate do direito à cidade, então ela se referenciou nesse debate. Acho que nós temos uma caminhada, uma construção já nesse sentido de pensar a política de habitação, da inclusão e Natália tem acumulado esse lugar”, afirma a presidente partidária.

‘Nossas crianças estão em risco’, alerta vereadora
Autora de projeto de lei que proíbe crianças em eventos com nudez e erotização, Camila Araújo quer chamar atenção para agressões ao ECA
16/04/2024 às 08:11
MDB e PSDB buscam ampliar presença em municípios do RN
Partidos como PT, PP e PL também fortalecem suas bases em preparação para as eleições no Rio Grande do Norte, prometendo uma disputa eleitoral acirrada e competitiva
16/04/2024 às 08:07
Após protesto, grevistas do IFRN são recebidos por ministro da Educação em Natal
Uma carta foi entregue ao ministro Camilo Santana para que a pauta dos servidores federais da educação seja conhecida
15/04/2024 às 17:29
Morre ex-deputado federal Mário Rosado aos 83 anos
Mário Rosado morreu em decorrência das complicações de um câncer, nesta segunda-feira 15
15/04/2024 às 16:58
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.