O projeto de extensão “Cursinho do DCE” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai ofertar aulões gratuitos para o Enem nas próximas duas semanas em Natal. Divididos em duas etapas, sendo uma em cada semana anterior à prova, o curso vai ofertar aulas abertas e gratuitas voltadas para o primeiro e segundo dia de provas.
A primeira semana das aulas especiais iniciaram nesta terça-feira 29 e vão até a próxima sexta-feira 1º, com temas voltados para o primeiro dia do Exame que contém linguagens, redação e ciências humanas. Além disso, as aulas vão acontecer nos 3 turnos disponíveis, sendo de manhã de 8h às 12h30, pela tarde das 13h a 17h30 e no noturno de 18h45 até às 21h45.
Já os locais, serão espalhados pelo Campus Central da UFRN, de acordo com cada turno e cada dia em específico. No turno da manhã, por exemplo, as aulas vão acontecer no Auditório do Centro de Educação, próximo ao setor 5 da universidade. As aulas no turno vespertino, vão acontecer no Auditório 2, do Bloco H, do setor 5. Já as aulas pela noite, serão ofertadas no setor 4 do Campus.
Quanto a programação, os dias serão divididos em língua portuguesa, redação, história, geografia, sociologia, filosofia, inglês e espanhol. Segundo a coordenação do curso, os temas das aulas serão variados e focados nos principais temas da prova, indo de modernismo, ditadura militar, conflitos territoriais e outras temáticas que foram estudadas ao longo do ano letivo e que qualquer pessoa pode acompanhar. A programação completa pode ser conferida aqui.
Vale lembrar que os aulões serão gratuitos, abertos ao públicos interno e externo e a partir do dia 04/11 a 08/11, as aulas serão centradas nos temas de matemática e ciências da natureza.
Transporte público será gratuito para estudantes nos dias do ENEM 2024
Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Os documentos podem ser apresentados no formato digital no próprio celular do candidato pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos.
Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar contratempos nos dias das provas.
Para o participante estrangeiro acessar a sala de aplicação das provas é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, como passaporte e identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.
Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.