Uma cratera na Avenida Pedro Álvares Cabral, no Conjunto Parque dos Coqueiros, assusta qualquer um. São dois anos de espera pela recuperação de um trecho que engole uma das principais vias de acesso ao bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal.
Sem tela de proteção, os moradores se veem desamparados pelo poder público, já que o risco do local ceder e causar um acidente fatal é iminente para motoristas e pedestres. A comunidade avalia que a cratera é uma tragédia anunciada.
“Se um ônibus ou qualquer pessoa passar aqui, esse trecho todo cai. Mas como os ‘caras’ veem isso e não estão nem aí? Eu sou porteiro e trabalho próximo à Avenida Rui Barbosa, em Lagoa Nova, lá fizeram um asfalto. A coisa mais linda. Mas aqui no Parque, entra político, entra ano após ano e nada. Eu sou um simples morador, mas isso daqui é um descaso”, reclamou Paulo Sérgio, de 54 anos.
Quem mora no local há 20 anos, como Miguel Fernandes, não entende como um trabalho “simples” de revitalização do local não consegue ser concluído pelo poder público. Ele culpa o trabalho mal executado pela Prefeitura, confirmando o descaso com a comunidade da Zona Norte de Natal.
“A Zona Norte está abandonada. A gente não vê obra por aqui, só na Zona Sul. Mas a maior população está aqui. Esse buraco já é a quarta vez que ele cai porque o serviço é malfeito. São umas pessoas incompetentes que mandam para cá. É um serviço de quinta categoria”, reclamou Miguel .
“A tendência aqui é piorar. Nós estamos abandonados. Para essa obra não tem responsável, não tem engenheiro e não tem fiscalização. Não tem nada. Mas no dia do pagamento cada ‘cabra’ desse quer seu salário”, desabafou.
O morador Caio Danilo Peixoto, 27, afirmou que o risco é alto para qualquer pessoa que passa pelo local, já que os pedestres têm que contornar o trecho acidentado e ir em direção à avenida se arriscando com os carros.
“Os pedestres não conseguem mais passar pela calçada, aí eles ficam se arriscando para passar pela rua. Os carros têm até que frear porque se não batem nos pedestres”, disse.
Segundo o morador, devido à negligência do poder público em revitalizar o local, a cratera só está aumentando e, com isso, os custos com a obra também irão dobrar.
“Vai só complicando a situação, porque antes não era desse tamanho [a cratera]. Mas agora, cada vez que chove mais, vai aumentando o buraco. Estamos sem resposta, sem contenção, sem nada”, desabafou Danilo.
Resposta da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que a obra de recuperação ainda não tem data para começar. A pasta disse que está elaborando planilhas de custos para o projeto de execução.
Em setembro, a Prefeitura de Natal se comprometeu a isolar completamente o trecho para garantir a segurança dos moradores e afirmou que o projeto de reforma estava em processo de conclusão, com um prazo de mais uma semana. No entanto, quase dois meses se passaram e o anúncio prometido não foi cumprido.