BUSCAR
BUSCAR
Esclarecimento
CPI da Covid: Randolfe quer convocar presidente da CBF para falar da Copa América
Vice-presidente da comissão quer que Rogério Caboclo esclareça que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária no torneio
O Globo
31/05/2021 | 17:48

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou requerimento nesta segunda-feira para convocar o presidente da CBF, Rogério Caboclo, um depor no colegiado. Randolfe quer que Caboclo esclareça quais medidas foram obtidas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização da Copa América, no próximo mês.

“Na manhã do dia 31 de maio o Brasil foi surpreendido com o anúncio de que a Copa América de Futebol será realizada no Brasil em plena pandemia. O evento seria realizado na Colômbia, mas foi cancelado por conta dos protestos sociais que tomam conta do país . Em seguida, a Argentina cancelou a realização do torneio devido ao recrudescimento da pandemia naquele país. O evento, que terá início no dia 13 de junho, será sediado no Brasil, país que tem mais de 460 mil óbitos por Covid-19, que ocupa o segundo lugar do mundo em número de mortes e que está na iminência de uma onda terceira da doença “, afirma Randolfe, no requerimento.

“Diante desse cenário, esta Comissão Parlamentar de Inquérito precisa ouvir o presidente da CBF para saber que medidas foram recuperadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento”, continua o vice-presidente.

Nas redes sociais, Randolfe disse que a missão da CPI é “apurar fatos e estancar essa crise, evitando mais mortes”.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL) também criticou a realização do campeonato no Brasil. Ele classificou a iniciativa como um “escárnio”.

“Com mais de 462 mil mortes sediar a Copa América é um campeonato da morte. Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio.”

Apesar do requerimento apresentado por Randolfe, uma convocação não é consenso entre a ala da independência e dos independentes. A aliados, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), já relatou que o tema é assunto das autoridades sanitárias, e não da CPI. Ele também afirmou que já existem outros jogos ocorrendo no país.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.