BUSCAR
BUSCAR
Posicionamento
CPI da Covid: Bolsonaro chama Renan, Omar e Randolfe de “três patetas”
Presidente comentou denúncia de propina na negociação de vacina e disse que só os três senadores acreditam na acusação
Metrópoles
12/07/2021 | 10:48

Em interação com apoiadores nesta segunda-feira 12, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a fazer críticas à cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga ações e omissões do governo no combate à pandemia e avança em suspeitas de corrupção na negociação de vacinas.

O mandatário chamou os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) — respectivamente, relator, presidente e vice-presidente da CPI — de “três patetas”.

“Me acusam de corrupção de uma coisa que nós não compramos. E se tivesse corrupção — pode haver, né? — a gente apura e pune. Agora, para comprar 400 milhões de doses com 1.000% de propina, né? A imprensa toda disse aí: ‘Ó, vai comprar vacina com 1.000% [de superfaturamento].’ A um dólar cada vacina, que seria a propina, daria 400 milhões de doses vezes 1.000% e vezes 5 reais daria em torno de 250 bilhões de reais. Que propininha? Pra um cabo da PM do DF. Quem acredita nisso? Só aqueles três patetas da comissão: Renan, Omar e o saltitante. A história tá bem clara, não enxerga quem não quer”, disse o presidente.

Ele fazia referência a uma denúncia de irregularidade na aquisição de 400 milhões de doses de imunizantes da AstraZeneca.

O policial militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominguetti Pereira negociou os imunizantes com o Ministério da Fazenda por intermédio da empresa Davati. Segundo ele, integrantes da pasta teriam pedido propina de US$ 1 por cada dose da vacina.

A empresa Davati Medical Supply é investigada no Canadá por negociar vacinas contra a Covid-19 em paralelo ao governo local e sem o aval, até mesmo, da própria AstraZeneca.

Na sequência, Bolsonaro minimizou outros temas investigados pela CPI, como o gabinete paralelo e a defesa da cloroquina, medicamento sem eficácia científica comprovada no tratamento da Covid-19.

“A CPI: gabinete paralelo. Que paralelo, pô? Eu tenho aí 30 mil cargos de comissão. Anulamos 10 mil por ocasião da transição. Depois veio a cloroquina, um escândalo da cloroquina.”

A conversa de Bolsonaro foi divulgada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.