BUSCAR
BUSCAR
Decisão
CPI aprova pedido de esclarecimentos a companhia aérea sobre entrada de Bolsonaro em avião
Requerimento pede que a Azul informe quem autorizou a entrada do presidente no voo e questiona se foi aberta apuração sobre ausência do uso de máscaras
O Globo
17/06/2021 | 12:42

A CPI da Covid aprovou, durante a sessão na manhã desta quarta-feira, um pedido de esclarecimentos à companhia aérea azul sobre a entrada do presidente Jair Bolsonaro em um avião comercial em Vitória (ES), na semana passada. O prazo para a resposta é de dez dias.

Um vídeo do ocorrido foi divulgado nas redes sociais. Bolsonaro entrou de máscara, mas a retirou em alguns momentos, tirou fotos com alguns passageiros e tripulantes, mas também foi vaiado. O senador de características Humberto Costa (PT-PE), autor do requerimento, quer saber, por exemplo, quem autorizou a entrada de Bolsonaro e os nomes dos tripulantes que estavam no avião.

Ele também questiona quais providências a Azul tomou para apurar como responsabilidade pela entrada de alguém que não era passageiro nem tripulante, e quais como medidas adotadas pelo fato de Bolsonaro e tripulantes terem tirado a máscara.

“O dever de fiscalizar é o uso de máscara é da empresa área. Ocorre que, no caso, em tela, além de não proibir a entrada do segurança Jair Bolsonaro sem máscara na aeronave, bem como de não proibir que próprio Bolsonaro de retirar a máscara para responder às pessoas que o criticavam, a própria tripulação retirou-se como máscaras para atacar tirar fotos com o presidente da República “, diz o requerimento apresentado pelo senador.

Lista de perguntas à empresa

1. Quem autorizou a entrada do Presidente da República, acompanhado de um segurança, na Aeronave da Azul Linhas Aéreas para cumprimentar os passageiros no dia 11/06/2021 (sexta-feira), no Aeroporto de Vitória?

2. A Direção da companhia foi consultada a respeito da visita? A Direção da companhia autorizou a visita?

3. Qual o nome do comandante, do chefe da Tribulação e dos demais integrantes da Tripulação que se encontravam na aeronave?

4. O comandante ou o chefe da Tripulação autorizou a entrada do Presidente e de seu segurança na aeronave?

5. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea para apuração das responsabilidades da Tripulação por ter permitido a entrada na aeronave de pessoas estranhas ao voo para cumprimentar os demais passageiros?

6. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea pelo fato do Presidente da República ter se retirado a máscara durante sua permanência na aeronave?

7. Quais as providências adotadas pela companhia aérea pelo fato do segurança do Presidente da República estar sem máscara durante sua entrada e permanência na aeronave?

8. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea para apuração das responsabilidades da Tripulação, integrantes integrantes se retiraram como máscaras para fazer fotos com o Presidente da República?

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.