BUSCAR
BUSCAR
Mundo
Cosmonautas russos embarcam em espaçonave vestindo cores da Ucrânia
Cada tripulação tinha direito de escolher cores do seu uniforme
Agência O Globo
19/03/2022 | 10:50

Três cosmonautas russos chegaram à Estação Espacial Internacional vestindo roupas amarelas com detalhes em azul, cores da bandeira da Ucrânia. Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov decolaram com sucesso da instalação de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão (alugada pela Rússia), na espaçonave Soyuz MS-21 na sexta-feira , às 20h55, horário local.

Mesmo com a bandeira russa ostentada no peito e nos ombros do uniforme, a peça era predominantemente amarela com detalhes azuis. A utilização das cores da Ucrânia tem sido recorrente nos manifestos de solidariedade ao país, atacado pela Rússia em 24 de fevereiro.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a escolha do uniforme para o registro ocorreu às pressas, pouco antes da chegada à estação (ISS, International Space Station). Cada tripulação tinha o direito de escolher as cores do seu próprio traje.

— Chegou a nossa vez de escolher uma cor. Mas, na verdade, acumulamos muito material amarelo e precisávamos usá-lo — justificou Artemyev assim que eles puderam conversar por vídeo com a família, confirmando que cada equipe escolheu a sua roupa.

Eles são os primeiros russos a chegarem à estação desde o início do conflito entre os dois países. Outros dois russos, três americanos e um alemão aguardavam o trio na estação.

No dia 30 de março, o astronauta americano Mark Vande Hei deverá deixar a Estação Espacial Internacional na companhia de dois colegas russos, após 340 dias em órbita. A cápsula Soyuz aterrissará no Cazaquistão.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.