O Cores do Nosso Samba comemora, em 2024, uma década de existência, consolidando-se como a roda de samba mais longeva de Natal conduzida por uma mulher. Sob a direção artística da cantora e compositora Valéria Oliveira, o projeto mantém, ao longo dos anos, um compromisso firme com a tradição, diversidade e democratização cultural.
As cores dessa roda transcendem suas características estéticas. Com um cenário composto por toalhas de retalho coloridas, colchas de fuxico, tapeçarias e luminárias que remetem às tradições artesanais potiguares, a “roda mais colorida da cidade” vem fortalecendo a cena cultural local e dando destaque ao samba potiguar.

Com o propósito de promover um rico intercâmbio artístico, alinhado à pluralidade da música popular brasileira, o Cores do Nosso Samba, ao longo de sua trajetória, já recebeu mais de 60 convidados de diferentes gerações, entre artistas potiguares e de várias regiões do Brasil.
Para Raphael Almeida, diretor musical da roda, essa característica enriquece o projeto e faz da roda “um espaço livre e democrático para a escolha de repertório e palco para apresentação de obras autorais”.
Para celebrar os 10 anos de projeto, Valéria Oliveira prepara uma grande comemoração que tem início no dia 9 de novembro (sábado), no Alpendre – Natal Shopping.
Serão cinco horas de programação gratuita, que inclui um show especial de abertura, a apresentação da Roda Cores do Nosso Samba, composta por Valéria Oliveira, Raphael Almeida (direção musical e cavaco), Jubileu Filho (7 cordas), Jane Eyre (flauta transversal e sax), Kelliney Silva, Ninho Brasil, Aluízio Pizão e Toninho Melé (percussões), e Michelle Lima (vocal). A ocasião contará ainda com cantores, cantoras e músicos convidados, intervenção artística com a temática do samba e DJ na abertura e intervalos.
No dia 10 de novembro (domingo), a cantora, instrumentista, compositora e diretora musical Nilze Carvalho realizará uma roda de conversa com musicistas, cantoras potiguares, grupos dedicados à promoção do samba e choro, além de projetos socioculturais.
Em breve, a produção divulgará mais detalhes sobre a atividade e o processo de inscrição no perfil oficial do projeto no Instagram. As comemorações não param por aí. O projeto já prepara mais uma edição especial da roda de samba para dezembro, que será divulgada em breve.
Com prêmios que reforçam sua importância, como o Prêmio Dosinho no Carnaval de 2020, o Prêmio Hangar de Melhor Show em 2018 e 2022, além do Troféu Cultura de Melhor Show em 2018, o projeto se firma como um dos eventos mais relevantes do calendário cultural de Natal.
A celebração de 10 anos do Cores do Nosso Samba é uma produção da Green Point em parceria com Valéria Oliveira Produções e conta com o apoio cultural do mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio e do Sebrae RN (oficina). É uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
Cores do Nosso Samba – 10 anos
Data: 9 de novembro, a partir das 18h
Local: Alpendre – Natal Shopping
Entrada gratuita
Para mais novidades, siga: @coresdonossosamba