BUSCAR
BUSCAR
Pandemia

Consórcio Nordeste pede cancelamento de voos com países com nova variação do coronavírus

Além da suspensão dos voos, o Consórcio também pediu pela quarentena de todos os passageiros que tenham passado por voos nesses países, ou nos demais estados europeus
Redação
23/12/2020 | 15:12

Nesta terça-feira 23, o Consórcio Nordeste, integrado por todos os estados nordestinos do Brasil, enviou um ofício ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello, pedindo o cancelamento dos voos diretos para ou de países que tenham registrado a ocorrência da nova variação do vírus da Covid-19.

“Queremos solicitar ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, a adoção de medidas de proteção da população brasileira”, destaca um trecho do documento.

750 rui costa consorcio nordeste 202069152414268
Nova variação foi primeiramente registrada no Reino Unido, mas hoje, outros países como Dinamarca, Holanda e Austrália também declaram ocorrências. Foto: Rui Costa

Além da suspensão dos voos, o Consórcio também pediu pela quarentena de todos os passageiros que tenham passado por voos nesses países, ou nos demais estados europeus. Também foi pedida a testagem nesses passageiros, para impedir a chegada da mutação nos estados brasileiros.

A mutação do vírus demonstra uma taxa de transmissão 70% mais alta do que o vírus original. Foi primeiramente registrada no Reino Unido, mas hoje, outros países como Dinamarca, Holanda e Austrália também declaram ocorrências. Suas propriedades, além da transmissão mais veloz, ainda não foram totalmente descobertas.

O ofício foi assinado pelo presidente da organização e Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e enviado ao Ministério da Saúde.

*Com informações do Diário de Pernambuco