BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Conscientização sobre câncer de mama é tema do Outubro Rosa em Natal
Outubro Rosa é voltado para o controle e prevenção do câncer de mama
Redação
07/10/2020 | 18:30

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), dedica o mês de outubro à campanha Outubro Rosa, que tem a intenção de conscientizar toda a população para o controle e prevenção do câncer de mama no município. O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz para o início e sucesso no tratamento.

“O trabalho da Prefeitura de Natal e SMS são ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos que mais acomete mulheres no país. Em 2019, realizamos mais de 35 mil exames de mamografia na capital. E durante todo o mês de outubro vamos intensificar esse cuidado nas nossas unidades de saúde. É importante destacar que durante todo o ano também disponibilizamos uma unidade móvel que oferece serviços de mamografia a cada semana em bairros diferentes da nossa capital”, acrescenta George Antunes, secretário municipal de Saúde.

Mulheres entre 50 e 69 são o público alvo principal da campanha, mas a recomendação é ficar atenta aos sinais e sintomas que podem aparecer. “É importante se tocar e se conhecer. Se detectar alguma alteração em uma das mamas ou nas duas, como alterações nos mamilos, na textura da pele, presença de nódulos palpáveis, ou qualquer outra alteração, ela deve procurar a unidade de saúde para agendar uma consulta médica”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS.

O panorama atípico em decorrência da pandemia do novo coronavírus fez a campanha ter como foco principal estratégias que evitem concentração de pessoas em um local, mas com a mesma dedicação ao alertar sobre os riscos e os cuidados que devem ser observados. “Não podemos ainda ter aglomerações. Então, a orientação que estamos encaminhando para as unidades é que se aproveite as pessoas que estão no local, aquelas que vieram para atendimentos, e então trabalhar com elas a prevenção do câncer de mama para que elas sejam multiplicadores de conhecimento”, explica a responsável técnica, sobre as ações de educação que serão adotadas este ano.

Ana Paula ressalta ainda que todos os cuidados de prevenção contra o Covid-19 estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. “Tanto as nossas unidades, quanto os prestadores que realizam exames de mamografias, estão tendo os devidos cuidados, obedecendo as orientações de distanciamento social, higienização do mamógrafo entre uma paciente e outra, utilização de equipamentos de proteção individual para garantir a segurança de quem procurar atendimento”, finaliza.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.