30/12/2020 | 07:03
Frutas da estação
A ingestão de frutas é fundamental para uma alimentação saudável. São compostas de água, fibras alimentares, vitaminas, minerais e flavonoides. Ajudam a regular o organismo e seu consumo diário reduz o risco de ter várias doenças, pois elas ajudam a fortalecer a imunidade, que mais do que nunca, sabemos que é de estrema importância.
E não há nada mais gostoso que uma fruta bem fresquinha. Você pode consumir a qualquer hora, podendo dividir por porções durante todo o dia, utilizando-a pura, numa salada e em várias outras preparações. E o bom é você aproveitar as frutas que são naturalmente da estação, além de economizar, você ajuda a proteger o meio ambiente, colaborando com a diminuição do uso de agrotóxicos.
As frutas do mês de dezembro são: abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva.
Benefícios
MAIS BARATO: Além de sentir a diferença no paladar você sentirá também no bolso. Existem razões para que frutas e legumes da estação sejam mais baratas. Inicialmente porque há uma maior oferta daquele vegetal no mercado. Outro ponto é que as frutas e legumes da época também são mais fáceis de produzir. Isso faz com que esses produtos sejam cultivados localmente, diminuindo também o custeio de transporte e, consequentemente, o seu preço final.
MAIS SAUDÁVEL: Atualmente, existem técnicas de plantio capazes de adiantar o processo de amadurecimento de frutas e legumes. Porém, esse processo é artificial. Assim, quando você opta por produtos da estação você reduz também o consumo de agrotóxicos da sua dieta .
MEIO-AMBIENTE: A facilidade de plantio de frutas, legumes e hortaliças da temporada favorece o plantio local. Nesse sentido, consumir vegetais da estação contribui para a diminuição de emissão de gases e desperdício de alimentos com transporte uma vez que as distâncias são menores. Além disso, o uso de agrotóxicos e compostos químicos pode ser relativamente maior em colheitas não sazonais, podendo contaminar os lençóis freáticos e o solo da região. Dessa forma, comprar frutas da estação é inclusive uma maneira de aplicar o consumo consciente ao seu dia a dia.
MAIS SABOROSAS: Quem já comeu um morango no inverno ou uma melancia “esponjosa” no outono sabe disso. Falar que uma fruta é “da estação” quer dizer que naturalmente, é naquela época do ano, que esse alimento fica maduro. Já existem técnicas de plantio capazes de replicar esse processo de amadurecimento. Mas é importante lembrar que essas técnicas são artificiais e muitas vezes não conseguem se igualar ao processo natural. As frutas da época são mais saborosas, já que têm os seus ciclos respeitados, o que faz também com que sejam mais nutritivas. Basta observar o cheiro, o sabor e a aparência dos alimentos da estação. Você vai sentir a diferença.
Bolo de mel e romã
INGREDIENTES: BOLO
4 OVOS
1 xícara de AÇÚCAR CRISTAL
1 xícara de ÓLEO
1 + 1/2 xícara de MEL
1 xícara de CHÁ DE ROMÃ GELADO
3 xícaras de FARINHA
3 colheres de chá de FERMENTO EM PÓ
½ colher de chá de BICARBONATO DE SÓDIO
INGREDIENTES: COBERTURA
1 xícara de SUCO DE ROMÃ
1/2 xícara de AÇÚCAR
SUCO DE 1 LIMÃO
8 colheres de sopa de AÇÚCAR IMPALPÁVEL
SEMENTES DE ROMÃ para decorar
MODO DE PREPARO: BOLO
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela e misture com a batedeira até ficar homogêneo.
- Adicione o óleo, o chá e o mel. Misture bem também com a batedeira.
- Em outra tigela, misture os ingredientes secos peneirados.
- Incorpore a mistura dos líquidos lentamente nos secos e misture até obter uma massa homogênea.
- Transfira a massa para uma forma com furo no meio e coloque para assar a 180°C por 15 minutos.
- OBS: não unte a forma, pois esse bolo precisa esfriar de cabeça para baixo.
- Quando der o tempo, abaixe o fogo para 150°C e deixe assar por mais 45 minutos.
- Retire o bolo do forno e deixe esfriar de cabeça para baixo.
- DICA: você pode usar uma forma específica com apoio ou só apoiar uma forma comum em cima de 3 copos.
- Deixe o bolo esfriar por completo antes de desenformar com a ajuda de uma faca.
MODO DE PREPARO: COBERTURA
- Em uma panela em fogo médio, misture o suco de romã, o açúcar e o suco de limão.
- Quando começar a ferver, continue mexendo por mais 15 minutos.
- OBS: a mistura irá reduzir pela metade, se transformando quase em um xarope.
- Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e misture com o açúcar impalpável até ficar homogêneo.
- Despeje a cobertura em cima do bolo e finalize a decoração com as sementes de romã.