13/01/2021 | 06:58
Síndrome do Ovário Policístico
É caracterizada por uma alteração endócrina e disfunção ovariano, e tem riscos de desenvolver resistência à insulina, infertilidade e obesidade. Aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a SOP. Uma alimentação adequada e específica é de extrema importância. O foco do tratamento dietético para a SOP é reestabelecer os desequilíbrios funcionais envolvidos na síndrome. As prioridades são desinflamar o corpo e equilibrar os níveis de insulina.
Importante!
Evitar açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico como açúcar e farinhas refinadas.
Evitar alimentos com alta quantidade de gordura hidrogenada como óleos vegetais ou alimentos processados.
Na suplementação, além da correção individual dos nutrientes, o uso do inositol pode ser bem interessante. Estudos mostram que a sua suplementação pode melhorar a atividade do receptor da insulina, melhorando a função ovulatória.
O uso de fitoterápicos como maca peruana, vitex agnus castus e yam mexicano, podem ser úteis, sabendo que o controle dos níveis de insulina é o fator principal do tratamento, seguir uma alimentação com controle do consumo de carboidratos é fundamental para melhorar. Se você apresenta a síndrome, não desanime! Sua situação pode sim melhorar com um estilo de vida e mudanças em sua alimentação.
Alimentos indicados para a SOP
Abacate – peixes
Coco – nozes
Queijo – iogurte natural
Verduras – castanhas
Ovos – linhaça
Chá de maca peruana
O que é e para que serve maca peruana? É um tubérculo originário da região andina do Peru com propriedades medicinais importantes. É possível consumir maca em pó ou em cápsulas e os benefícios da maca peruana são vários: contém um elevado teor de fibras que ajudam a saciar e a controlar o apetite para emagrecer com saúde, ferro para aliviar e prevenir a anemia, cálcio para prevenir a osteoporose, substâncias afrodisíacas que aumentam a líbido, previne a diabetes ajudando a reduzir a absorção da glicose e ainda melhora o trânsito intestinal.
Se você não sabe como tomar maca peruana em pó para usufruir dos benefícios, prepare esta receita de chá de maca peruana e desfrute de todos os benefícios.
Ferver a água como habitualmente faz para preparar chá.
Desligar o fogo e deixar a água esfriar um pouco. Depois dissolva nela a maca peruana em pó e coloque em uma xícara.
Beber o chá de maca peruana em pó 3 vezes ao dia para usufruir das propriedades medicinais. Se você achar que o sabor é muito forte, pode adicionar uma rodela de limão ou algumas gotas de suco de limão.
Dicas
Você também pode usar maca peruana no preparo de sucos e batidos, por exemplo, suco verde com a maca peruana.
Alerta
Este chá não é indicado para grávidas e lactantes.