BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal&Pimenta” de quarta-feira 13

13/01/2021 | 06:58

Síndrome do Ovário Policístico

É caracterizada por uma alteração endócrina e disfunção ovariano, e tem riscos de desenvolver resistência à insulina, infertilidade e obesidade. Aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a SOP. Uma alimentação adequada e específica é de extrema importância. O foco do tratamento dietético para a SOP é reestabelecer os desequilíbrios funcionais envolvidos na síndrome. As prioridades são desinflamar o corpo e equilibrar os níveis de insulina.

Importante!

Evitar açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico como açúcar e farinhas refinadas.

Evitar alimentos com alta quantidade de gordura hidrogenada como óleos vegetais ou alimentos processados.

Na suplementação, além da correção individual dos nutrientes, o uso do inositol pode ser bem interessante. Estudos mostram que a sua suplementação pode melhorar a atividade do receptor da insulina, melhorando a função ovulatória.

O uso de fitoterápicos como maca peruana, vitex agnus castus e yam mexicano, podem ser úteis, sabendo que o controle dos níveis de insulina é o fator principal do tratamento, seguir uma alimentação com controle do consumo de carboidratos é fundamental para melhorar. Se você apresenta a síndrome, não desanime! Sua situação pode sim melhorar com um estilo de vida e mudanças em sua alimentação.

Alimentos indicados para a SOP

Abacate – peixes
Coco – nozes
Queijo – iogurte natural
Verduras – castanhas
Ovos – linhaça

Chá de maca peruana

O que é e para que serve maca peruana? É um tubérculo originário da região andina do Peru com propriedades medicinais importantes. É possível consumir maca em pó ou em cápsulas e os benefícios da maca peruana são vários: contém um elevado teor de fibras que ajudam a saciar e a controlar o apetite para emagrecer com saúde, ferro para aliviar e prevenir a anemia, cálcio para prevenir a osteoporose, substâncias afrodisíacas que aumentam a líbido, previne a diabetes ajudando a reduzir a absorção da glicose e ainda melhora o trânsito intestinal.

Se você não sabe como tomar maca peruana em pó para usufruir dos benefícios, prepare esta receita de chá de maca peruana e desfrute de todos os benefícios.

Ferver a água como habitualmente faz para preparar chá.

Desligar o fogo e deixar a água esfriar um pouco. Depois dissolva nela a maca peruana em pó e coloque em uma xícara.

Beber o chá de maca peruana em pó 3 vezes ao dia para usufruir das propriedades medicinais. Se você achar que o sabor é muito forte, pode adicionar uma rodela de limão ou algumas gotas de suco de limão.

Dicas

Você também pode usar maca peruana no preparo de sucos e batidos, por exemplo, suco verde com a maca peruana.

Alerta

Este chá não é indicado para grávidas e lactantes.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.