BUSCAR
BUSCAR
Informação e opinião
Confira a coluna “Nos Bastidores da Notícia” deste sábado 20

20/02/2021 | 00:31

STF vai repugnar todos os ataques, diz Fux

Na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 11 a 0, prender o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), por ataques à Corte, o presidente do tribunal, Luiz Fux, afirmou nesta sexta-feira que ataques e amaças a ministros do Supremo serão “repugnadas” pelo plenário do tribunal, “venham de onde vierem”. O presidente do STF afirmou que a unanimidade de votos pela prisão foi “um belo exemplo de que a Corte é unida na defesa da democracia, do republicanismo e dos valores morais” presentes na Constituição. “Então esse recado foi muito importante no sentido de que, venham de onde vierem, manifestações dessa ordem serão repugnadas de maneira coesa, pronta e célere pelo Supremo”, declarou.

DEFINIÇÃO NA CCJ I

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, a mais importante da Casa – por onde passam todos os projetos –, definiu nesta semana quem vai comandar os trabalhos do grupo em 2021. Será o deputado Raimundo Fernandes (PSDB), eleito presidente. O vice será Kleber Rodrigues (PL).

DEFINIÇÃO NA CCJ II

Além de Raimundo e Kleber, também fazem parte da comissão como titulares os deputados Isolda Dantas (PT), Subtenente Eliabe (Solidariedade), Albert Dickson (Pros), Hermano Morais (PSB) e Galeno Torquato (PSD).

COMUNISTAS E SOCIALISTAS

Ganhou força nos últimos dias a possibilidade de uma fusão entre PCdoB e PSB, partidos que no RN são comandados, respectivamente, pelo vice-governador Antenor Roberto e pelo deputado federal Rafael Motta. A fusão é a alternativa encontrada pelo PCdoB para superar a cláusula de barreira nas eleições de 2022. Sem superar o mínimo de votos exigido, a legenda pode ficar sem acesso a tempo de TV e recursos do fundo partidário.

ULTIMATO

Possível candidato a presidente ou vice em 2022, o governador do Maranhão, Flávio Dino, já teria mandado um recado aos colegas de partido. Ou o PCdoB se une ao PSB ou ele deixará o partido para poder concorrer na eleição do próximo ano.

CAUSAS DO AUMENTO I

Na opinião do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), que é médico, o aumento dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte ainda tem relação com as aglomerações registradas no Estado durante as campanhas eleitorais, em novembro, e com as festas de fim de ano.

CAUSAS DO AUMENTO II

“O RN teve um quadro lamentável, as autoridades estão apavoradas. A ocupação está muito alta e a Secretaria de Saúde do Estado teme piorar com a aglomeração do Carnaval. Eu defendo a união dos prefeitos, governadora e Ministério da Saúde, para que haja um pacto pela vida”, alertou.

REFORMA DE ESCOLAS

Por falar em Assembleia, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou um requerimento nesta semana solicitando reformas para um grupo de escolas estaduais: Professora Ester Galvão, Tristão De Barros, Capitão Mor Galvão, Poeta Celestino Alves, Lions Clube e Centro Supletivo Professora Creuza Bezerra, no município de Currais Novos, região Seridó do Estado. O pleito foi encaminhado à Secretaria Estadual de Educação.

ESTÍMULO À ECONOMIA

O governo quer garantir uma injeção de R$ 57 bilhões na economia brasileira com a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS e do abono salarial, uma espécie de 14º salário a trabalhadores com carteira que ganham até dois salários mínimos. As duas medidas não têm impacto nas contas porque só alteram o calendário de um pagamento já previsto para o ano, mas devem ajudar a segurar os efeitos negativos do recrudescimento da pandemia de Covid-19 sobre a atividade econômica.

MÁSCARA CAINDO

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira, em discurso durante evento em Sertânia (PE), que a máscara de quem quis fazer política em cima do novo coronavírus está começando a cair. Ele não citou nomes. “Aqueles que quiseram fazer política com a questão do vírus, a máscara está caindo e o povo entende quem realmente teve coragem, discernimento e muita preocupação em tratar um assunto como esse”, afirmou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.