30/12/2020 | 07:06
Ex-aluna
Professor, já acompanhei palestras suas em uma empresa em que trabalho. O senhor sempre reclama do verbo “colocar”. Poderia relembrar?
Obrigado, Adriana, pela atenção. Vamos lá. É muito comum ouvirmos frases, no meio corporativo, como “Quero fazer uma colocação.” Quem diz isso em uma reunião, certamente, quer expressar seu ponto de vista, e não colocar algo sobre a mesa, na cadeira ou no chão. De tanto usados nessa acepção, a expressão “colocação” e o verbo “colocar” já estão sendo admitidos por alguns dicionários, embora não passem de clichês. O bom mesmo é reservar o verbo “colocar” para coisas materiais, concretas: “Colocou o prato na mesa”. Nada custará usar a clareza e dizer: sugestão, observação, ressalva, exposição, intervenção, e verbos correspondentes a esses substantivos. Em vez de fazer uma colocação, expresse-se bem e diga: fazer uma ressalva, por exemplo.
Título
Alexandre me pergunta se a expressão “Tirar o Título de Eleitor” está correta. É importante fazer isso, quando se vai votar, pois tira-se o Título da carteira ou de onde estiver guardado. No entanto, se a ideia é ir a uma repartição competente para se habilitar ao Título de Eleitor, solicita-se a confecção.
Espaço do leitor
Vamos compartilhar, agora, as dúvidas dos nossos leitores que nos chegaram por e-mail.
CONGRATULAR
A dúvida é do leitor Luís: Professor, a frase a seguir está correta: Na oportunidade, congratulamo-nos pelo desempenho no certame.
Quando significa regozijar por um acerto, por exemplo, nosso ou de outrem, o verbo “congratular” vem acompanhado de pronome. É o caso do exemplo do leitor.
EM FÉRIAS / DE FÉRIAS
A pergunta é do leitor Gustavo: O certo é em férias ou de férias?
Prezado Gustavo, o certo mesmo é gozá-las. “Em “ ou “de” tanto faz. As dua