BUSCAR
BUSCAR
Cadastro
Concurso de ensaios sobre Parnamirim prorroga inscrições até 28 de setembro
Entrega do prêmio Etenize da Silva Ângelo será realizada na semana em que se comemora os 60 anos da emancipação política do município, em 17 de dezembro
Redação
18/09/2018 | 06:48

Foi prorrogado até o próximo dia 28 de setembro, sexta-feira da semana que vem, o prazo para quem deseja concorrer ao concurso de ensaios da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC), que tem por objetivo, homenagear Parnamirim, nas pré-comemorações dos seus 60 anos da emancipação política, celebrados em 17 de dezembro próximo.

“É uma oportunidade de marcar os 60 anos de Parnamirim premiando ensaios que valorizem sua história, contadas nas linhas de muitas gerações”, disse o presidente da Funpac, Haroldo Gomes.

Em todo lugar de Parnamirim é possível encontrar boas estórias contadas em calçadas, feiras, casas e praças de uma cidade que cresceu e ainda cresce vertiginosamente, atravessando os relatos na memória dos seus moradores, dos mais antigos aos mais jovens.

O concurso de ensaios sobre Parnamirim permite contar essas estórias em 20 e até 30 páginas, envolvendo aviação, desenvolvimento político, causos folclóricos, crescimento dos bairros, traços culturais de um povo forte… o que a imaginação permitir, mas, sem fugir ao tema e ao gênero literário proposto.

Um ensaio é um gênero literário no qual a escrita livre se movimenta entre a linguagem poética e a instrutiva, indicando expressões pessoais e argumentativas  sobre um tema, envolvendo o leitor com uma reflexão crítica, mas, sem necessariamente se pautar em formalidades como documentos ou provas de caráter científico para justificar a escrita.

De acordo com Haroldo Gomes, presidente da FUNPAC, os 10 melhores ensaios sobre Parnamirim serão condecorados com o Prêmio Etenize da Silva Ângelo, que consiste em uma quantia financeira no valor de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) para cada. Além disso, os vencedores terão seus textos publicados em um livro com tiragem mínima de 500 exemplares.

Os trabalhos deverão ser entregues ainda em três vias devidamente numeradas, em papel ofício branco A4 e possuir um caráter de ineditismo e não ter sido publicado em qualquer outro meio. Para ver os demais critérios para as inscrições e elaboração dos ensaios, clique AQUI.

Houve duas alterações no regulamento:

“Art. 10 – Os trabalhos concorrentes ao concurso 2018 devem ser entregues, mediante inscrição, na secretaria da Fundação Parnamirim de Cultura em Parnamirim (Avenida Castor Vieira Régis, N.º 610, Cohabinal), entre os dias 15 de junho e 28 de setembro de 2018, ou comprovadamente expedidos pelos Correios até esta data, com registro de entrega”.

E no parágrafo único do Artigo 10  – “Os concorrentes deverão entregar três exemplares do trabalho apresentado ao concurso, devidamente digitados. Fica limitada a inscrição de um ensaio por cada concorrente”.

Ficam mantidas todas as demais disposições constantes no regulamento do Concurso de Ensaios – prêmio Etenize da Silva Ângelo.

A entrega do prêmio Etenize da Silva Ângelo será realizada na semana em que se comemora os 60 anos da emancipação política do município, em 17 de dezembro. O prêmio leva esse nome em homenagem à professora do então Colégio Cenesista Augusto Severo.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.