BUSCAR
BUSCAR
Apuração
Comissão quer explicação de Fábio Faria sobre suposto desvio de R$ 52 milhões destinados à Covid-19
Recurso deveria ser aplicado em ações de combate à covid-19, mas teria sido utilizado em ações publicitárias do governo federal
R7
23/06/2021 | 16:12

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 23, o requerimento de convite para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, explicação sobre o suposto desvio de R $ 52 milhões.

O recurso aplicado em ações de combate à Covid-19 , mas teria sido destinado às peças públicas de promoção do governo federal.

O documento para ouvir o ministro das Comunicações é de autoridade do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e o ministro não tem obrigação de comparar uma sessão, que ainda não tem dados definidos. “O governo deve uma satisfação não só a nós, parlamentares, mas a toda a sociedade. A verba deveria ser aplicada em campanhas de conscientização, de uso de máscaras e álcool em gel e de incentivo à vacinação, por exemplo. Mas serviu para fazer palanque para Bolsonaro de forma totalmente irregular “, afirma o parlamentar.

Os recursos foram alocados pela MP (Medida Provisória) 942, de abril de 2020, que liberou créditos extraordinários para o combate à doença e faz parte do Orçamento de Guerra, usado para enfrentar uma calamidade pública em decorrência da pandemia, e o objetivo de informar a população e minimizar os impactos causados ​​pela proliferação da doença.

No entanto, o governo teria usado o dinheiro para promover as ações públicas de ações do Executivo e não relativas à covid-19, como a importância do uso de máscara e do distanciamento social. Foram realizados quatro TED’S (Termos de Execução Descentralizada) dos ministérios da Saúde e da Cidadania para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Os TED funcionam da seguinte forma: firmados entre dois ministérios, na qual um repassa recursos para o outro, para que este execute algum tipo de ação.

A informação consta em requerimento feito pelo parlamentar, ao qual o R7 Planalto obteve acesso. Vaz protocolou, no último dia 14, representação ao TCU, solicitando fiscalização sobre o suposto desvio.

A reportagem sobre o ministro das Comunicações. O espaço está aberto para manifestação.

“É grave que a candidata não possa ter sido registrada”, diz Lula sobre eleição na Venezuela
Emmanuel Macron, presidente da França, concordou com a fala sobre Corina Yoris e disse que eleição no país sul-americano não pode ser considerada democrática
28/03/2024 às 19:15
Projeto simplifica regularização de atividades nos espaços públicos de Natal
Segundo vereador, lei foi amplamente debatida para garantir que cigarreiras, revistarias, quiosques, ambulantes e artesãos possam trabalhar de uma forma ordenada e com segurança jurídica
28/03/2024 às 18:34
Comissão de Educação da Câmara aprova oito projetos de lei em reunião
Entre os aprovados, está o PL 497/2023, que institui o Programa de Suporte Emocional para crianças e adolescentes nas escolas públicas do município
28/03/2024 às 18:24
Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro
28/03/2024 às 17:46
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.