BUSCAR
BUSCAR
Análise
Com concursos e investimentos, Fátima cumpre palavra e mostra que tem compromisso com a segurança, avalia deputado
Parlamentar diz que, com apoio da Assembleia Legislativa, gestão estadual já proporcionou – em menos de dois anos de mandato – uma série de conquistas para o setor de segurança pública
Redação
24/11/2020 | 18:01

O deputado estadual Francisco do PT afirmou nesta terça-feira 24 que, ao realizar concursos e autorizar novos investimentos para a área de segurança pública, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, cumpre o que prometeu durante a campanha eleitoral de 2018: envidar esforços para diminuir os índices de criminalidade do Estado.

O parlamentar registra que, com apoio da Assembleia Legislativa, a gestão estadual já proporcionou – em menos de dois anos de mandato – uma série de conquistas para o setor de segurança pública.

Entre os destaques listados por Francisco do PT, estão a incorporação de mais de 1 mil novos policiais militares e o anúncio, nesta terça-feira, de dois novos concursos para a área: um para agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil, com publicação de edital previsto para esta quarta-feira 25, e outro para oficiais da PM.

Segundo o deputado estadual, essas e outras medidas do governo Fátima Bezerra para a segurança explicam a redução nos índices de violência.

“Quando a governadora assumiu o Estado, em 1º de janeiro de 2019, todo mundo lembra como estava a situação da violência. Eram índices alarmantes. Através de todo um esforço, feito pela governadora e sua equipe de segurança, o RN diminuiu os indicadores de violência – que nos envergonhavam e tiravam tantas vidas”, argumenta Francisco do PT.

Com concursos e investimentos, fátima cumpre palavra e mostra que tem compromisso com a segurança, diz deputado
Governadora Fátima Bezerra durante formatura de novos policiais militares na semana passada – Foto: Elisa Elsie / Governo do RN

Dados do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio) mostram que, em 2019, primeiro ano do governo Fátima, o número de crimes violentos caiu 26% no Estado, em comparação com 2018. Foram 1.446 mortes violentas no ano passado, contra 1.963 do ano anterior – ainda durante o governo Robinson Faria.

Já este ano, considerando dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social até setembro, o Estado registrou 1.100 assassinatos. Comparando com os mesmos nove meses de 2019, houve redução de 2 crimes (um cenário de estabilidade).

“Todas essas conquistas que a gente vem tendo na área de segurança garantem mais paz à população do nosso estado. Com a redução dos indicadores de violência, a governadora vem cumprindo um dos seus compromissos de campanha. São avanços significativos que mostram o quanto a governadora tem compromisso com a área da segurança pública do RN”, enfatiza Francisco do PT.

Ações do governo Fátima na segurança pública

  • Formação e incorporação de 1.362 novos policiais militares, sendo que 1.022 já estão trabalhando e outros 340 começam a formação em janeiro de 2021;
  • Concurso para oficiais da Polícia Militar, com edital previsto para ser lançado até 18 de dezembro;
  • Concurso para 601 vagas de agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil, com edital publicado que será publicado nesta quarta-feira 25;
  • Prioridade no recebimento de salários, com vencimentos pagos no dia 15 de cada mês, antecipadamente;
  • Regularização no pagamento de diárias operacionais;
  • Reestruturação das carreiras dos policiais e bombeiros militares, com reajuste salarial escalonado de 23% até 2022;
  • Reestruturação das carreiras dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep);
  • Estruturação das carreiras dos policiais penais, antigos agentes penitenciários;
  • Convênios com o Governo Federal para a compra de equipamentos, viaturas, armas e novo helicóptero para as forças estaduais de segurança pública.
Com concursos e investimentos, fátima cumpre palavra e mostra que tem compromisso com a segurança, diz deputado
Formatura de novos policiais militares na semana passada – Foto: Elisa Elsie / Governo do RN

A maioria dessas medidas, registra Francisco do PT, passaram pela análise da Assembleia Legislativa, sendo que quase todas foram aprovadas à unanimidade.

“Nós na Assembleia Legislativa sempre estivemos à disposição para apoiar os projetos de lei da área de segurança que a governadora mandou, valorizando todos os profissionais da área”, conclui o parlamentar.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.