Após duas temporadas com apenas dois representantes na Série A, o Nordeste tem a chance de voltar a emplacar quatro clubes na elite do futebol nacional em 2024. Maior número na história dos pontos corridos (desde 2003) e que só ocorreu quatro vezes, em 21 edições.
Essa missão está principalmente nos pés de Bahia e Sport, uma vez que o Vitória já garantiu o retorno à Série A, sendo campeão da Série B, e o Fortaleza possui apenas 1% de risco de queda. Já o tricolor baiano e o rubro-negro pernambucano ainda estão com seus futuros incertos para o próximo ano.
Na Série A, o Bahia ainda luta contra o rebaixamento, com risco de queda de 51% de acordo com o site Infobola. Ao final da 34ª rodada, a equipe soma 38 pontos, apenas um a mais que o Cruzeiro, que abre o Z-4, mas que possui dois jogos a menos
Já na Série B, o Sport, que passou 24 das 36 rodadas no G-4, ocupa atualmente a quinta colocação e pode zerar as chances de acesso já na noite do próximo sábado, caso seja derrotado pelo Vitória, no Barradão, e Criciúma, Juventude e Atlético-GO vençam seus jogos.
De acordo com o Infobola, o Leão tem 45% de probabilidade de acesso.
Desde a introdução dos pontos corridos, em 2003, a maior representatividade do Nordeste na Série A ocorreu entre 2018 e 2021, com quatro equipes por edição. Por sinal, a possível formação dos clubes nordestinos na Série A com Vitória, Fortaleza, Bahia e Sport seria inédita.
Por outro lado, em apenas três anos, a região contou com apenas um clube. Em 2004 (Vitória), 2005 (Fortaleza) e 2015 (Sport). A média histórica da presença de equipes nordestinos na Série A e de 2,7 por edição.