BUSCAR
BUSCAR
Educação
Com 129 mil potiguares inscritos, Enem começa neste domingo
Mesmo após polêmica e protesto virtual pedindo novo adiamento, o Exame vai acontecer nos próximos dois domingos. Ao todo, 129.101 potiguares estão inscritos no Exame e serão divididos entre 221 locais de prova em 40 municípios
Redação
16/01/2021 | 08:11

Uma prova completamente atípica aguarda os 5,7 milhões de candidatos que vão prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) este ano no Brasil. Relativa ainda à edição de 2020, a prova vai acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro, após já ter sido adiada por conta da pandemia da Covid-19. Ao Agora RN, o secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques Ferreira, adiantou que não pretendia solicitar o adiamento da prova no estado. Portanto, a primeira parte do Exame será aplicada amanhã. Ao todo, 129.101 potiguares estão inscritos no Exame. Os estudantes serão divididos entre 221 locais de prova em 40 municípios.

Em um quadro de insegurança que se agravou com o aumento de casos confirmados da Covid-19, houve pressão popular e até mesmo um pedido na justiça feito pelo Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União para que a data da prova fosse novamente adiada, por conta dos riscos que a realização do exame em plena segunda onda de contaminação oferece. No entanto, o pedido de adiamento foi negado pela justiça.

Neemias Santos, de 40 anos, vai prestar o Enem para tentar ingressar no curso de direito. Na opinião dele, a prova não deve ser postergada. “Vejo que nas eleições houve aglomeração, as casas noturnas estão tendo aglomeração, porém somente as aulas estão sendo adiadas por causa da pandemia. Então acredito que não o Enem não deveria ser mais adiado, já existem os meios necessários para a prevenção”, afirmou o candidato.

Já o estudante Artur Gabriel, 17, vai fazer a prova para cursar economia. Ele diz que se sente inseguro, e que o exame deveria ser adiado, mas acredita não ser mais possível agora. “Estou um pouco nervoso, não sei se o MEC conseguirá pôr em prática todas as medidas necessárias para a segurança”, explicou. Artur cursou o último ano do ensino médio de forma remota. “Para muitos estudantes as aulas online foram muito difíceis. No meu caso em específico não foi tanto, porque eu já tinha o costume de usar a internet como ferramenta de ensino”, relatou.

No dia da prova, a única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido permanecer sobre a mesa dos inscritos. É importante lembrar que é obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível online na Página do Participante.

A reportagem conversou com a neuropsicóloga Glauciane Santana e elencou algumas dicas. Confira:

ANTES DA PROVA

1-Evite virar a noite estudando, procure dormir, pelo menos, de 7 a 8 horas por noite. O sono é regenerador, tanto para consolidar aprendizado, como para resgatar memórias.

2- Evite os alimentos que possam causar ansiedade, como café, refrigerantes, energéticos, e comidas de difícil digestão.

3- Nesse período de isolamento social, caminhadas ou passeios de bicicleta de 30 min a 1h trazem enormes benefícios, melhoram o sono, a digestão, e diminuem a ansiedade.

4- Não altere muito a rotina. Revisões de última podem agir de duas formas: tranquilizar ou te deixar mais inseguro e interferir no seu desempenho. Avalie se realmente será positivo para você.

5- Não se deixe impressionar pelos resultados individuais compartilhados por seus colegas. Preocupar-se ou comparar seu desempenho em simulados ou no primeiro dia de prova pode interferir no seu rendimento. Foque nos seus resultados.

Para o dia da prova

1-Será obrigatório o uso de máscara. O participante poderá levar mais de uma máscara para trocar ao longo da prova, e retirá-la somente para beber água e comer o lanche.

2- O participante deverá higienizar as mãos com álcool em gel na entrada da sala de provas, e lavar com água e sabão antes e depois de ir ao banheiro.

3- As salas de provas serão higienizadas e vão comportar menos participantes, em razão do distanciamento necessário entre as carteiras. As portas e janelas devem ficar abertas para manter a ventilação natural do ambiente, e o ar-condicionado desligado.

4- Pessoas do grupo de risco vão fazer a prova em salas especiais.

5- Os participantes contaminados ou com sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer no dia da prova. Para solicitar a reaplicação, o candidato deve inserir um documento que comprove a doença na Página do Participante, que conste o nome completo da pessoa, o diagnóstico e a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Reforço no transporte

Para facilitar o transporte público em Natal nos dois domingos de prova, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) estabeleceu algumas mudanças em determinadas linhas de ônibus. Os ônibus N-07 (Alvorada IV/Cidade Jardim) e N-29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus) terão seus itinerários estendidos até o Praia Shopping, de modo a dar acesso às instituições de ensino localizadas ao longo da Av. Eng. Roberto Freire.

Para os candidatos que vão fazer a prova no Campus Universitário da UFRN, as opções vão ser as linhas N-60 (Pajuçara/Mirassol), N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), N-29, O-63 (Felipe Camarão/Campus), 304 (Parque dos Coqueiros/Mirassol) e 503 (Planalto/Nova Descoberta), e a linha 588 (Circular UFRN) com três veículos.

Para quem está no Parque das Dunas e precisa acessar as escolas na Ribeira, Cidade Alta, Alecrim e Petrópolis, a linha N-75 (Parque das Dunas/Alecrim, via Petrópolis) também irá circular neste domingo.

Além das linhas citadas, também terão reforço na frota as linhas N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária), N-15 (Pajuçara/ Petrópolis), O-21 (Felipe Camarão/Areia Preta), O-22 (Felipe Camarão/ Rocas, via Bom Pastor), O-30 (Felipe Camarão/Mirassol, via Candelária), N-35 (Soledade/Candelária), L-37 (Rocas/Cidade Satélite, via Praça), O-39 (Cidade Nova/Tirol), S-46 (Ponta Negra/Ribeira, via Praça), L-54 (Rocas/ Ponta Negra, via Alecrim), N-70 (Parque dos Coqueiros/Ribeira) e N-84 (Soledade/Petrópolis).

A STTU reforça que os estudantes não deixem para sair de casa em cima da hora da realização da prova, de modo a evitar aglomeração no sistema de transporte público, além de possíveis incidentes que gerem atrasos no deslocamento. Em caso de dúvidas, os passageiros podem ligar para STTU, no telefone 156.

PM intensifica segurança

1.800 policiais militares em escala extraordinária vão atuar na segurança dos locais de prova. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Polícia Militar do estado realizarão a “Operação Enem 2021”.

Em escala extraordinária, 1800 policiais militares por dia, serão empregados nos 358 locais de prova. Não havendo prejuízo para o policiamento normal. Para o comandante da operação, Coronel Castelo Branco, o emprego dos policiais militares irá garantir a ordem e a segurança de estudantes e funcionários, como também, no apoio ao deslocamento dos malotes com as provas, possibilitando desta forma, a obtenção da qualidade necessária para o êxito na realização das provas.

“O Gabinete de Gestão de Integrada (GGI) do RN estará interligado com Brasília durante todo o evento, onde concentrarão as atividades de monitoramento em tempo real “, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.