O ex-deputado federa Rafael Motta (PSB) trabalha para ser o candidato do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em 2024 em NAtal. E ele tem recebido sinalizações positivas de Álvaro. Houve até foto de mãos dadas e texto nas redes sociais para anunciar que caminharão juntos, independentemente de Rafael ser ou não o escolhido. Mas, uma fonte do núcleo duro petista potiguar afirmou à coluna que um grupo dentro do PT defende o nome de Rafael para vice da deputada federal Natália Bonavides (PT). Parte do núcleo duro petista considera que só assim, de fato, a candidatura de Bonavides teria musculatura para uma ida ao segundo turno. O que seria atrativo para Motta? Seria oferecido a ele ser o candidato oficial a deputado federal do grupo da então prefeita eleita Bonavides. Vale lembrar o alinhamento do PT com o PSB no plano nacional. O vice do presidente Lula (PT) é do PSB: Geraldo Alckmin. São articulações de bastidores, mas tomem nota sobre esse script, que já está sobre a mesa de Ricardo Motta, pai e líder do grupo político de Rafael.
PP e Republicanos já conversam em nível local

O PP se movimenta visando às eleições de Natal. O partido agora está sob a liderança do deputado federal João Maia, que, pelo que apurou a coluna, já se reuniu com o prefeito Álvaro Dias, tendo como testemunha o presidente da Câmara, Eriko Jácome, que se filiará ao PP na janela de março. Na pauta, a formação de uma federação juntando PP e Republicanos, projeto que já caminha em nível federal e que deverá ser repetido no Rio Grande do Norte.
Só se fala em ICMS
A pauta da semana é o PL de prorrogação de cobrança de 20% de ICMS. Depois que o deputado Galeno Torquato (PSDB) solicitou do Governo do Estado estudo sobre o impacto financeiro do projeto de lei sobre prorrogação de cobrança de 20% de ICMS, o presidente da CCJ da Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, decidiu retirar o assunto da pauta de votação. Recuo necessário, dando mais tempo para o governo conquistar apoios necessários à aprovação.
Vamos ouvir os setores
Além do impacto financeiro do projeto, alguns deputados querem ouvir a opinião de representantes do setor produtivo, como as federações das Indústrias (Fiern) e do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (Fecomércio), além de Câmara dos Dirigentes Lojistas e Federação dos Municípios, entre outros. Fecomércio é contra, já a Femurn é a favor. Essa votação é uma prova de fogo para testar o poder de articulação do governo. A missão é fácil? Não. Mas, nada que o poder da caneta não possa resolver.
Governadora atenta e gastando sapato
A governadora Fátima Bezerra, diretamente do Planalto Central, acompanha a tramitação do PL que prorroga o aumento do ICMS em 20%. Ontem, gastou sola de sapato e bateu à porta de vários ministérios na Esplanada. Teve reuniões com os ministros da Integração, das Mulheres, do Planejamento e Orçamento, dos Transportes e da Justiça em busca de apoio administrativo e financeiro.
Saudade matadeira
Alguns ex-prefeitos estão na pista das eleições 2024. É uma saudade que não acaba de estar na gestão. A lista é extensa… Brenno Queiroga ( Podemos), em Olho D’Água do Borges; Leonardo Rêgo (PP), em Pau dos Ferros; Bruno Filho (MDB) e Souza (sem partido), em Areia Branca; Naldinho (PSD), em Tibau; Ivan Júnior (União), Assú; Neto da Emater, Portalegre. A pergunta que não quer calar. Será que a população está com saudade dele? Aguardemos.
Contra a vontade da maioria
Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o projeto de lei que acaba com a lista tríplice para escolha de reitores de universidades, iniciativa que tem o apoio do presidente Lula. Único voto contrário da CCJ veio do RN: do bolsonarista Sargento Gonçalves (PL).
Dama de Espadas
Foi encerrado de vez, pelo STJ, o processo da Operação Dama de Espadas, sem condenar ninguém. Fica claro que, no entendimento da Corte, não houve “fantasmas” na Assembleia Legislativa sugando o dinheiro do povo potiguar. O presidente da Assembleia à época, o hoje deputado Robinson Faria (PL), principal protagonista da operação, e Rita das Mercedes, a própria Dama de Espada, comemoram a decisão do caso de maneira aliviada.