BUSCAR
BUSCAR
Política

Coluna Saulo Spinelly: Grupo do PT trabalha para ter Rafael Motta como vice de Natália

Confira os destaques da coluna de Saulo Spinelly na edição desta quinta-feira 26 do AGORA RN
Saulo Spinelly
26/10/2023 | 05:00

O ex-deputado federa Rafael Motta (PSB) trabalha para ser o candidato do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em 2024 em NAtal. E ele tem recebido sinalizações positivas de Álvaro. Houve até foto de mãos dadas e texto nas redes sociais para anunciar que caminharão juntos, independentemente de Rafael ser ou não o escolhido. Mas, uma fonte do núcleo duro petista potiguar afirmou à coluna que um grupo dentro do PT defende o nome de Rafael para vice da deputada federal Natália Bonavides (PT). Parte do núcleo duro petista considera que só assim, de fato, a candidatura de Bonavides teria musculatura para uma ida ao segundo turno. O que seria atrativo para Motta? Seria oferecido a ele ser o candidato oficial a deputado federal do grupo da então prefeita eleita Bonavides. Vale lembrar o alinhamento do PT com o PSB no plano nacional. O vice do presidente Lula (PT) é do PSB: Geraldo Alckmin. São articulações de bastidores, mas tomem nota sobre esse script, que já está sobre a mesa de Ricardo Motta, pai e líder do grupo político de Rafael.

PP e Republicanos já conversam em nível local

natália e rafael motta
Deputada federal Natália Bonavides (PT) e ex-deputado Rafael Motta (PSB) - Foto: Reprodução

O PP se movimenta visando às eleições de Natal. O partido agora está sob a liderança do deputado federal João Maia, que, pelo que apurou a coluna, já se reuniu com o prefeito Álvaro Dias, tendo como testemunha o presidente da Câmara, Eriko Jácome, que se filiará ao PP na janela de março. Na pauta, a formação de uma federação juntando PP e Republicanos, projeto que já caminha em nível federal e que deverá ser repetido no Rio Grande do Norte.

Só se fala em ICMS

A pauta da semana é o PL de prorrogação de cobrança de 20% de ICMS. Depois que o deputado Galeno Torquato (PSDB) solicitou do Governo do Estado estudo sobre o impacto financeiro do projeto de lei sobre prorrogação de cobrança de 20% de ICMS, o presidente da CCJ da Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, decidiu retirar o assunto da pauta de votação. Recuo necessário, dando mais tempo para o governo conquistar apoios necessários à aprovação.

Vamos ouvir os setores

Além do impacto financeiro do projeto, alguns deputados querem ouvir a opinião de representantes do setor produtivo, como as federações das Indústrias (Fiern) e do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (Fecomércio), além de Câmara dos Dirigentes Lojistas e Federação dos Municípios, entre outros. Fecomércio é contra, já a Femurn é a favor. Essa votação é uma prova de fogo para testar o poder de articulação do governo. A missão é fácil? Não. Mas, nada que o poder da caneta não possa resolver.

Governadora atenta e gastando sapato

A governadora Fátima Bezerra, diretamente do Planalto Central, acompanha a tramitação do PL que prorroga o aumento do ICMS em 20%. Ontem, gastou sola de sapato e bateu à porta de vários ministérios na Esplanada. Teve reuniões com os ministros da Integração, das Mulheres, do Planejamento e Orçamento, dos Transportes e da Justiça em busca de apoio administrativo e financeiro.

Saudade matadeira

Alguns ex-prefeitos estão na pista das eleições 2024. É uma saudade que não acaba de estar na gestão. A lista é extensa… Brenno Queiroga ( Podemos), em Olho D’Água do Borges; Leonardo Rêgo (PP), em Pau dos Ferros; Bruno Filho (MDB) e Souza (sem partido), em Areia Branca; Naldinho (PSD), em Tibau; Ivan Júnior (União), Assú; Neto da Emater, Portalegre. A pergunta que não quer calar. Será que a população está com saudade dele? Aguardemos.

Contra a vontade da maioria

Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o projeto de lei que acaba com a lista tríplice para escolha de reitores de universidades, iniciativa que tem o apoio do presidente Lula. Único voto contrário da CCJ veio do RN: do bolsonarista Sargento Gonçalves (PL).

Dama de Espadas

Foi encerrado de vez, pelo STJ, o processo da Operação Dama de Espadas, sem condenar ninguém. Fica claro que, no entendimento da Corte, não houve “fantasmas” na Assembleia Legislativa sugando o dinheiro do povo potiguar. O presidente da Assembleia à época, o hoje deputado Robinson Faria (PL), principal protagonista da operação, e Rita das Mercedes, a própria Dama de Espada, comemoram a decisão do caso de maneira aliviada.

Parceria do Ministério da Saúde e Google fortalece acesso à saúde no RN
Usuários dos serviços de saúde vão encontrar com mais facilidade os endereços, telefone, expediente e link do Calendário Nacional de Vacinação
23/04/2024 às 18:05
PGR pede reforço de investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro
Procurador Paulo Gonet pediu aprofundamento das investigações à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira 23
23/04/2024 às 17:54
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR
Fisco espera receber 43 milhões de documentos neste ano
23/04/2024 às 17:43
Governo prorroga por 60 dias uso da Força Nacional na Penitenciária de Mossoró
O uso da Força Nacional Penal na Penitenciária de Mossoró foi autorizado em fevereiro deste ano, após a fuga de dois presos, a primeira na história do sistema penitenciário federal brasileiro.
23/04/2024 às 17:42
STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal
Ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente
23/04/2024 às 17:38
Vídeo: Incêndio atinge supermercado em Baraúna e homem se arrisca para apagar chamas
Vídeo que circula nas redes sociais mostrar homem se arriscando para conter incêndio que atingiu supermercado em Baraúna
23/04/2024 às 17:24
MPRN pede encerramento imediato da greve da Polícia Civil em ação na Justiça
Ação civil ordinária foi ajuizada pela PGJ nesta terça 23. MPRN também pede que movimento seja declarado ilegal e que haja desconto da remuneração dos servidores pelos dias de paralisação
23/04/2024 às 16:54
Servidores do Walfredo Gurgel colam lista de materiais em falta na frente do hospital
Funcionários do Hospital Walfredo Gurgel fixaram cartazes na entrada da instituição para denunciar a escassez de insumos e medicamentos
23/04/2024 às 16:36
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.