BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Ciro Nogueira, o novo poderoso da República
Confira a coluna de Alex Viana desta sexta-feira 30
Alex Viana
30/07/2021 | 08:13

A nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) à chefia da Casa Civil foi formalizada com a publicação no Diário Oficial da União (DOU). O ministro—líder do Centrão — vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que passará ao comando da Secretaria-Geral da Presidência. As mudanças fazem parte de uma minirreforma ministerial que inclui a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência. O objetivo é melhorar a articulação com o Congresso, sobretudo no Senado, onde as investigações da CPI da Covid têm causado desgastes ao Palácio do Planalto.

A Casa Civil é um dos ministérios mais importantes da Esplanada, encarregada de auxiliar nas relações com o Parlamento e de atuar na coordenação das ações do governo. O ocupante desse cargo compõe, ao lado do ministro da Economia, a Junta de Execução Orçamentária, responsável por definir questões do Orçamento, tais como créditos suplementares, bloqueios e desbloqueios de verbas.

A escolha de Ciro Nogueira para a função representa a entrega do “coração do governo” ao Centrão, bloco partidário que apoiou todos os presidentes, no período da redemocratização, em troca de cargos federais. Para políticos e analistas, trata-se de flagrante contradição de Bolsonaro, que havia prometido acabar com a “velha política” e já se referiu a esse mesmo grupo como “a nata do que há de pior no Brasil”.

Enfrentando baixos índices de popularidade, pressionado pelas investigações da CPI da Covid e alvo de mais de 130 pedidos de impeachment na Câmara, o mandatário hoje depende das mesmas práticas que condenou para sobreviver no cargo. Ciro Nogueira, que apoiou governos petistas e o do ex-presidente Michel Temer (MDB), aproximou-se de Bolsonaro em meados de 2020. Desde então, passou a fazer parte da comitiva do chefe do Planalto durante viagens ao Nordeste para inauguração de obras e se tornou um dos principais defensores do governo no Congresso.

“Bolsonaro disse que a Casa Civil, entregue a Ciro Nogueira, é a alma do governo. É a confissão de que o presidente está vendendo ambas, alma e governo, ao Centrão para tentar sobreviver. Bolsonaro está de joelhos, humilhado”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), pelas redes sociais.

Com informações do Correio Braziliense.

Novo membro
A ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o Ministério da Casa Civil muda a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado. Ciro era um dos 11 titulares da comissão e será substituído pelo senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS), que ocupava uma das suplências.

Pé na estrada
O senador Jean Paul Prates (PT) colocou o pé na estrada. Percorre 11 cidades do Seridó até sábado, acompanhando a aplicação de recursos via emendas parlamentares que encaminhou para os municípios da região.

Repúdio
A jornalista Glacia Marilac, assessora de imprensa do senador Styvenson Valentim (Podemos) até o ano passado, pediu desfiliação do Podemos na segunda-feira, por não compactuar com declarações consideradas machistas do senador que viralizaram na imprensa e redes sociais. Marilac chegou a se filiar ao Podemos – partido presidido pelo senador – para se candidatar a vereadora, sendo a mais votada da legenda.

Cerco ao potiguar
Após o senador Styvenson Valentim ter insinuado que uma mulher havia merecido ser agredida, a Secretaria da Mulher e a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados pediram a apuração da denúncia de violência contra a mulher e violência política de gênero por parte de Styvenson. “A manifestação de Styvenson denota clara incitação à violência política de gênero e atenta contra a postura exigida a um parlamentar representante do povo”, afirmou a deputada Tereza Nelma, procuradora da Mulher, no ofício enviado a Rodrigo Pacheco. Ao comentar o caso de uma mulher agredida por um policial, Valentim insinuou que as atitudes da vítima podem ter feito que ela merecesse apanhar.

Campanha
Lançada pela Prefeitura em abril passado, a campanha “Vacina Solidária” já arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos não perecíveis em Natal. A campanha tem por objetivo reforçar o acolhimento às famílias em vulnerabilidade que residem no município. Em três meses, já foram arrecadadas mais de 15 toneladas de alimentos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), coordenadora da ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os pontos de coleta funcionam nos locais de vacinação contra a covid-19.

Agência premiada
A agência de publicidade Execom, de Natal, está no pódio. A campanha “O vírus mata, a velocidade no trânsito também”, para o Detran-RN, levou a agência às finais do prêmio ‘Lusofonos da Criatividade’ e garantiu o Bronze na categoria Impresso, em Portugal. “Conquista que nos fortalece e nos motiva como equipe, prontos para novos desafios, pois nossa criatividade não tem fronteiras, disse o publicitário Odemar Neto, sócio da agência.

Unidos pela vacina
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, com auxílio de mais de 20 empresas locais e do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró), está apoiando a Prefeitura Municipal na abertura do Centro de Vacinação que passará a funcionar no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini a partir deste sábado 24. O projeto Unidos pela Vacina (coordenador localmente pela CDL) também está envolvido nessa iniciativa.

Primeiro mundo
A partir desta sexta-feira, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, oferecerá US$ 100 (R$ 515,21) para quem se vacinar contra a covid-19, segundo afirmou hoje o prefeito, Bill de Blasio. A medida busca dar um novo impulso à campanha de imunização na Big Apple, que já conta com 10 milhões de doses aplicadas, apesar de, nas últimas semanas, ter sido registrada uma queda no ritmo do processo.

Aquecimento
A Moura Dubeux iniciou as obras do “Olhar das Dunas”, lançado em Natal no último mês de dezembro, e já anuncia para este próximo mês de agosto, mais um lançamento de empreendimento na capital potiguar.

Feira no shopping
A zona sul ganhará, a partir deste sábado 31, um espaço para comercialização de produtos hortifrútis fresquinhos diretamente do produtor. A Kitanda do Praia será uma feira da agricultura familiar realizada todos os sábados, das 10 às 16h, no deck da praça de alimentação do Praia Shopping, em Natal, e acontecerá em parceria com a associação de agricultura familiar e cooperativas agrícolas.

Agenda cultural
O projeto Dançando nas Dunas do próximo sábado (31), às 16h30, receberá o espetáculo Gonzagando, da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – CDTAM, que tem direção artística de Wanie Rose.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.