A China ultrapassará os Estados Unidos para se tornar a maior economia do mundo em 2028, cinco anos antes do estimado anteriormente, devido à recuperação contrastante dos dois países da pandemia de covid-19 , disse o grupo de especialistas CEBR (Centro para Negócios e Pesquisa Econômica).
“Por algum tempo, um tema dominante da economia global tem sido a luta econômica entre os Estados Unidos e a China”, disse o CEBR em um relatório anual divulgado neste sábado 26.
“A pandemia de covid-19 e como conseqüências atenuantes certamente inclinaram essa rivalidade a favor da China”, acrescentou.
O CEBR disse que a “gestão hábil da pandemia” pela China, com suas medidas rápidas de contenção e o impacto da covid-19 no Ocidente colocam a China em destaque economicamente.
A China parece estar um caminho de crescer em média 5,7% ao ano entre 2021 e 2025, antes de desacelerar para 4,5% ao ano entre 2026 e 2030.
Embora seja provável que os Estados Unidos tenham uma forte recuperação pós-pandemia em 2021, seu crescimento desaceleraria para 1,9% nos anos seguintes.