A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou informações adicionais sobre os surtos de pneumonia não diagnosticada em crianças na região norte da China, onde houve um aumento de doenças respiratórias. Além disso, pediu que a população adote medidas de proteção, conforme comunicado emitido nesta quarta 22, no X (antigo twitter).
“A OMS encaminhou um pedido oficial à China para obter informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e de surtos de pneumonia em crianças”, diz o comunicado da organização internacional, que recomenda “medidas para reduzir o risco de doença respiratória”.
Surto de doenças respiratórias foi identificado em crianças na região norte da China. Foto: AFP/AFP Photo.
As autoridades chinesas atribuem o aumento de doenças respiratórias à suspensão das restrições anticovid e à circulação de agentes patógenos conhecidos.
A OMS propôs à China medidas similares às aplicadas durante a pandemia de covid-19, como vacinação, distanciamento social, isolamento em caso de sintomas, testes, uso de máscara, ventilação adequada e lavagem das mãos.
Outro pedido foi que o país repassasse”informações complementares sobre as tendências recentes de circulação de agentes patógenos conhecidos, especialmente a gripe, o SARS-CoV-2 [o vírus da covid-19], o VRS que afeta bebês e da [bactéria] mycoplasma pneumoniae, assim como o grau de ocupação do sistema de saúde”, diz a nota.