O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, comentou sua estadia em Belém durante os compromissos da COP30 e declarou que os integrantes da delegação alemã ficaram “contentes” ao retornar ao país após a passagem pela capital paraense.
As declarações foram feitas em 13 de novembro, durante discurso no Congresso de Comércio Alemão. Ele afirmou ter perguntado a jornalistas que o acompanharam no Brasil se alguém gostaria de permanecer no país, e, segundo Merz, ninguém manifestou interesse. O chanceler acrescentou que todos teriam ficado satisfeitos em voltar para a Alemanha, especialmente após a última noite em Belém.
![[vídeo] chanceler afirma que comitiva alemã ficou aliviada ao deixar belém após agenda da cop30 | notícias do rio grande do norte Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d) recebe o primeiro ministro da Alemanha, Friedrich Merz](https://agorarn.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2025/11/Presidente-Luiz-Inacio-Lula-da-Silva-d-recebe-o-primeiro-ministro-da-Alemanha-Friedrich-Merz-830x468.jpg.webp)
No mesmo discurso, disponível no canal do Congresso de Comércio Alemão no YouTube, Merz exaltou a Alemanha como um dos países mais livres do mundo e defendeu a importância de proteger a democracia e o modelo econômico alemão.
Merz esteve no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes, em Belém, antes da abertura oficial da COP30. Ele também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e anunciou a intenção do governo alemão de contribuir com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa apresentada pelo Brasil. O montante da doação ainda não foi divulgado.