BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Centros de Enfrentamento à Covid-19 registraram 515 atendimentos em Natal no último final de semana
Centros têm como principal objetivo conter a transmissibilidade do coronavírus
Redação
24/11/2020 | 20:00

Os Centros de Enfrentamento a Covid-19 registraram 515 atendimentos em Natal, no último sábado 21 e domingo 22, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal).

O número de casos de Covid-19 em Natal teve um aumento de quase 6 vezes, a média de 18 casos diários saltou para 107 casos entre os dias 15 a 22 de novembro, segundo a plataforma “Monitora Covid-19” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

No sábado 21, foram realizados 45 atendimentos no ginásio Nélio Dias, mais 91 no Cemure e outros 125 atendimentos no Centro Covid-19 instalado no Palácio dos Esporte. No domingo 22, foram 52 atendimentos no Nélio Dias, 80 no Cemure e 115 no Palácio dos Esportes.

Os Centros de Enfrentamento à Covid-19 têm como principal objetivo conter a transmissibilidade do coronavírus ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, assim atuando na identificação precoce dos casos, com o adequado manejo das pessoas com síndrome gripale Covid-19.

No Centro, o paciente passa por uma triagem inicial de aferição de pressão e de temperatura, além da classificação do paciente com base no quadro de sintomas que é apresentado. Em seguida, o paciente é levado até a consulta médica, passa por testagem de SWAB e, caso aceite ser medicado, ele já sai de lá com o respectivo medicamento que foi prescrito. 

Para receber atendimento, é necessário comparecer aos locais portando comprovante de residência de Natal, cartão SUS e CPF.

Durante a manhã desta terça-feira 24, Eugênio Siqueira de Melo recorreu ao centro após apresentar alguns sintomas e por temer a saúde da família. “Vim fazer o exame porque tenho uma filha cadeirante e tem que ter cuidado. Estou tossindo, com o corpo dolorido e um pouco de dor de cabeça”, disse. 

Já o estudante Guilherme Pontes foi até o Centro de Enfrentamento à Covid-19 e precisou realizar o exame de SWAB – em que o cotonete é aplicado na região nasal e faríngea para detectar a presença do vírus SARS-CoV-2. 

“Eu vim porque eu sou do grupo de risco e tive contato com uma pessoa que testou positivo. O atendimento não demorou muito, mas o centro estava bastante cheio”. 

Centros em Natal

O primeiro centro foi instalado no Ginásio Nélio Dias, e registrou em seu primeiro mês em funcionamento mais de 4 mil atendimentos. Além de realizar 1.591 exames tipo swab na população da zona Norte da capital, realizou uma média de 189 atendimentos por dia.

O segundo centro foi montado no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), zona Oeste, e teve 208 atendimentos no seu primeiro dia de funcionamento. Atualmente, a média é de 109 atendimentos.

E o terceiro centro, localizado Palácio dos Esportes, Petrópolis, que em sua segunda semana de funcionamento registra uma média de 75 atendimentos diários.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.