BUSCAR
BUSCAR
Assistência
Centro de Trabalho e Empreendedorismo tem 4 mil atendimentos em três meses
Entre os meses de setembro e novembro, o Centro ofertou 47 cursos em diferentes áreas de atuação e qualificou 600 pessoas
Redação
22/12/2021 | 10:11

Um espaço educativo de excelência para formação profissional e geração de oportunidades de emprego e renda foi inaugurado no fim de agosto pela Prefeitura do Natal. O Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), no Alecrim, funciona em prédio equipado pela prefeitura na avenida Presidente Bandeira, 765, e integra os serviços antes concentrados nos dois centros municipais de Trabalho Emprego e Renda, que funcionavam na Cidade Alta e no próprio Alecrim.

O objetivo do Centro é estimular e apoiar os pequenos negócios, que buscam oportunidade de emprego, e de se qualificarem, fomentando a economia da cidade. Através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Sebrae-RN, começaram a ser oportunizados cursos de qualificação, orientações profissionais, oficinas de comportamento para o mundo do trabalho e de educação financeira. “Se a prioridade era a luta pela vida, agora nos engajamos na luta por igualdade e inserção das pessoas no mercado de trabalho e na busca por qualificação profissional”, disse o titular da pasta, Adjuto Dias.

O Centro retomou os cursos de qualificação social no mês de setembro seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Neste sentido, a retomada dos cursos possibilitou a qualificação do trabalhador através de cursos de formação inicial e continuada, que profissionalizaram o natalense e potencializou o seu acesso ao mundo do trabalho. Para isto, entre os meses de setembro e novembro de 2021, ofertou 47 cursos em diferentes áreas de atuação: atividades manuais, alimentos, imagem pessoal, serviços, línguas, administrativo e comercial.

Ao todo, 600 pessoas foram qualificadas para o mundo do trabalho. Mesmo com o cenário adverso e, apesar de ter atuado com um número reduzido de turmas em decorrência da pandemia, o Centro conseguiu articular com a rede hoteleira, e de comércio, visitas técnicas e aulas práticas nos diferentes cursos que resultaram em um número significativo de pessoas em processo de contratação.

Através do Centro, são realizados os atendimentos do Sine (Sistema Nacional de Empregos) Natal com habilitação de seguro desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para vagas de emprego; emissão de RG; orientação para o empreendedorismo; captação de vagas de emprego; intermediação de mão de obra; orientação Profissional e serviço social. Desde que foi inaugurado, foram feitos 4.084 atendimentos no sistema. Foram cadastrados 705 vagas de emprego e aproximadamente 1.451 candidatos foram encaminhados através de atendimentos presenciais e também do aplicativo Sine Fácil.

O setor de serviço social atendeu 118 usuários em vulnerabilidade social em busca de cursos, intermediação para vagas de emprego ou referenciados pela rede municipal de atendimento. A orientação profissional atendeu aproximadamente 158 trabalhadores – possibilitando ao trabalhador o autoconhecimento, habilidades, pontos fracos, direcionando o usuário a elaborar um currículo adequado às exigências do mercado formal de trabalho.

O CMTE tem no espaço físico uma sala disponível para os empresários realizarem a seleção das vagas cadastradas no Sine municipal, o que tem proporcionado um número positivo de contratações por parte das empresas. Este número é de aproximadamente 50 contratações confirmadas pelas empresas até o momento. Foram cadastradas também 1.200 vagas de estágio para a Secretaria Municipal de Educação (SME) e também para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas mais diversas áreas, sendo que o número destas contratações ainda estão sendo contabilizadas.

Loja do Empreendedor registra 1.089 atendimentos na Zona Norte de Natal

A Loja do Empreendedor é fruto de mais uma parceria consolidada entre a Prefeitura do Natal e o Sebrae-RN, que promete descomplicar a vida do micro e pequeno empreendedor. O espaço foi inaugurado no dia 4 de novembro e está situado no Partage Norte Shopping, com serviços gratuitos disponíveis de 10h às 20h.

A Zona Norte da capital potiguar é responsável por um dos maiores conglomerados de pequenos negócios entre todas as localidades da cidade. Com uma população de 303,5 mil moradores, que representam 37,7% de todos os habitantes de Natal, a região precisava de um atendimento específico.

“Era uma necessidade urgente da Zona Norte e a nossa gestão preencheu essa lacuna. A região concentra 90 mil empresas, das quais 22 mil são enquadradas entre micro e pequenos negócios e essa significativa parcela de investidores merece ter acesso facilitado aos serviços da Prefeitura, bem como receber orientações e se capacitar para gerir melhor seus empreendimentos”, disse o prefeito Álvaro Dias.

De acordo com a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, “esse é mais um passo dado pela gestão municipal, por intermédio da Sempla e Semtas, no fomento, estímulo e geração de desenvolvimento e abertura de novos empreendimentos”. Só no primeiro mês de funcionamento, foram 1.089 atendimentos no total.

O local conta com uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Natal), disponibilizando a abertura de processos de licenciamento sanitário (alvará sanitário) e processo de análise de projeto arquitetônico, além de diversas orientações, bem como outra da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), executando o trabalho de orientação a respeito de licenciamentos e alvarás de funcionamento dos estabelecimentos.

Essa atuação acontece voltada para o Microempreendedor Individual (MEI), microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte. Ainda dentro da estrutura da gestão municipal, a secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também está incorporada à loja, fazendo o encaminhamento e a intermediação das pessoas que passam pelos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria e que desejam investir na região norte da capital potiguar.

Além disso, técnicos do Sebrae estão a postos para esclarecer questões e tirar dúvidas dos usuários sobre gestão de negócios, planejamento de vendas, controle de estoque, entre outros.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.