BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
Centro de Enfrentamento à Covid-19 da na Zona Norte registra filas e demora no atendimento
Centro de Enfrentamento da Covid-19 estruturado dentro do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar, registrou filas e demora no atendimento ao público durante a manhã desta sexta-feira 20
Redação
20/11/2020 | 14:43

O Centro de Enfrentamento da Covid-19 estruturado dentro do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar, registrou filas e demora no atendimento ao público durante a manhã desta sexta-feira 20.

A população que buscava o local reclamava que os testes para detecção do novo coronavírus são insuficientes para atender a demanda. A estrutura tem capacidade para fazer apenas 40 testes por dia na unidade. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que todas as pessoas que procuram o centro foram atendidas e medicadas.

Ainda de acordo com a SMS, a média de atendimento nos centros gira em torno de 130 a 150 pessoas diariamente. A pasta afirma, ainda, que faz o acompanhamento permanente do fluxo de pacientes e que o serviço, por conta do aumento da demanda, será ampliado. As atividades voltaram a ocorrer nos dois turnos entre segunda-feira e quinta-feira e nas sextas-feiras seguem até 12h. 

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, esclareceu que a pandemia em Natal está sob controle. Ele afirma que atualmente na capital tem oito pacientes internados na UTI do Hospital de Campanha, onde sua capacidade são de 20 leitos e na enfermaria encontram-se 18 pacientes, onde a capacidade são para 100.

“A todo momento, estamos lembrando que a pandemia não acabou. Nas últimas semanas, de acordo com nosso boletim epidemiológico, verifica-se que os casos confirmados são leves em adultos jovens e saudáveis com idade de 20 a 49 anos que não precisam de internação clínica”, comenta disse George Antunes.

Mais de 20 mil atendimentos

Mais de 20 mil pessoas já foram atendidas de 07 de julho a 14 de novembro de 2020 na estrutura montada pela Prefeitura do Natal nos três Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 no município. Os pacientes passam por triagem prévia de enfermagem, com avaliação de sinais e sintomas, consulta com profissional médico, testagem swab e dispensação de medicamentos quando necessário com prescrição.

O Comitê Científico de Natal vai revisar o protocolo de enfrentamento ao coronavírus e massificar entre a comunidade médica da capital. Devem procurar o serviço indivíduos com sintomas leves de síndrome gripal como febre, tosse ou dor de cabeça, além de estar com CPF, comprovante de residência e cartão SUS para receber atendimento.

Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19: 

Nélio Dias: Av. Guararapes, s/n – Lagoa Azul

Cemure: Av. Coronel Estevam, 3897 – Nossa Sra. de Nazaré

Palácio dos Esportes: Rua Trairi, 516 – Petrópolis

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.