BUSCAR
BUSCAR
Decepcionou
Carro mais vendido do Brasil, Onix tira nota zero em teste de segurança
Associação pede retirada do Onix do mercado após o teste. GM se defende em comunicado
Por Redação
11/05/2017 | 18:45

O Latin NCAP, órgão independente que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina, rebaixou a nota do Chevrolet Onix nos testes de impacto. O hatch tinha classificação três estrelas no teste de colisão frontal realizado em 2014. Agora, com novos ensaios que incluíram impactos laterais, o modelo mais vendido no País não alcançou nenhuma estrela.

Segundo a entidade, o Onix mostrou desempenho pobre, com elevada intrusão da cabine e compressão na região do tórax do passageiro adulto sentado na frente. Como o compacto não tem air bags laterais ou outros dispositivos de absorção de energia, o resultado foi negativo.

Para crianças a proteção foi considerada aceitável, ainda que o Onix tenha cinto de segurança apenas de dois pontos no assento central traseiro e não ofereça ancoragens isofix para colocação de cadeirinhas infantis. Além disso, a porta traseira direita se abriu no teste, expondo os ocupantes a mais riscos. Ainda assim, o Chevrolet conseguiu três estrelas para proteção infantil.

Proteste. Depois da divulgação dos resultados, a associação de consumidores Proteste revelou que irá pedir a retirada do Onix do mercado brasileiro, já que ele não oferece níveis mínimos de segurança para os ocupantes do veículo. De acordo com a organização, mesmo que o modelo fosse equipado com air bags laterais, o resultado ainda seria ruim, causado pela fragilidade da estrutura do carro.

Para a Proteste, os resultados do modelos são “uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP”.

Questionada, a GM informou via comunicado que “o Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”. Leia abaixo o comunicado na íntegra:

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com air bags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”

 

 

Fonte: Estadão

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.